Menu
Início Primeira planta de reciclagem de plástico da Braskem é inaugurada

Primeira planta de reciclagem de plástico da Braskem é inaugurada

6 de junho de 2022 às 19:52
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Braskem, reciclagem, plástico
Foto de Alex Silva para Estadão/ Fonte: Seu Dinheiro

Planta de reciclagem poderá alcançar produção de 250 milhões de embalagens de plástico anualmente para Braskem

Como líder global na produção de biopolímeros em escala industrial, a Braskem deu um grande passo em direção à sua meta de expandir o seu conjunto de produtos vindos da reciclagem de plástico, a fim de alcançar 1 milhão de toneladas dos reciclados até o ano de 2030.

Essa meta da Braskem refere-se a inauguração da primeira unidade de reciclagem em Indaiatuba (SP), consequência de uma parceria da Braskem com a Valoren, uma empresa que desenvolve tecnologia e gerencia resíduos para conversão em produtos de reciclados.

Artigos recomendados

A nova fábrica da Braskem, com investimento de 67 milhões de reais, foi inaugurada em março deste ano, com área de construção de 9.000 metros quadrados e mais de 150 funcionários.

A nova unidade da Braskem vai ser capaz de modificar, anualmente, 250 milhões de embalagens de plástico, após seu consumo, feitas de polietileno e polipropileno, substâncias presentes em materiais de limpeza, higiene pessoal, cosméticos e alimentos, em 14 mil toneladas de resina reciclada pós-consumo com alta qualidade.

Na nova unidade, as resinas vão passar a ser reutilizadas como matéria-prima pela indústria e vão chegar ao consumidor através de produtos novos, como mobiliário, embalagens secundárias, itens de jardinagem e pintura, etc.

A seguir, o vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul, expõe os detalhes da nova unidade e comenta quais são os compromissos da Braskem com as melhores práticas de sustentabilidade e com o meio ambiente.

Produtos plásticos que a unidade irá reciclar

A planta de reciclagem de Indaiatuba, oriunda da parceria da Braskem com a Valoren, transforma, majoritariamente, os resíduos plásticos de origem doméstica, como embalagens de alimentos, material de limpeza, produtos de higiene pessoal e cosméticos.

Tecnologia da nova unidade no processo de reciclagem

O aspecto tecnológico foi um dos grandes desafios do novo projeto. A linha de reciclagem consiste em um complexo modular que integra as diferentes etapas e é desenvolvido com tecnologia própria da Braskem. Os resíduos plásticos colocados no início da linha de produção são moídos, lavados e homogeneizados.

O layout do projeto de reciclagem de plásticos é exclusivo e as máquinas contam com a tecnologia mais avançada da Europa, complementada por equipamentos nacionais.

Dentre os principais diferenciais da primeira usina de reciclagem, está as linhas de lavagem de alto desempenho com captadores ópticos para remoção de contaminantes por cor e tipo de material, os silos de homogeneização, os aditivos de alta precisão e os sistemas de dosagem de entrada e eliminação de odor e filtragem de polímeros de alto desempenho, ajudando a melhorar a qualidade do plástico resultante.

“Para mais, não poderíamos construir uma planta de reciclagem de plástico sem considerar, além da segurança dos indivíduos, as melhores práticas de sustentabilidade em sua infraestrutura. Considerando esses aspectos, realizamos o tratamento de água de recirculação, para otimização dos recursos de água e de energia”.

Metas da Braskem com a nova unidade de reciclagem de plástico

O objetivo da Braskem, validado pelo conselho de administração, é alcançar 1 milhão de toneladas de produtos reciclados até 2030. Além dessa meta, a Braskem também possui a ambição de ser mundialmente reconhecida como uma indústria que fortalece o ciclo de valor da reciclagem nas regiões onde atua e ser líder em reciclagem em todas as Américas.

Para cumprir as metas, a Braskem pretende operar através de parcerias com outras empresas para fortalecer a reciclagem, assim como educar e conscientizar a sociedade sobre o descarte adequado dos plásticos, consumo consciente e também sobre a importância do processo de reciclagem.

A inauguração da nova unidade de reciclagem de plástico da Braskem é uma entre as diversas ações da empresa para o cumprimento das metas, que serão anunciadas nos próximos meses do ano de 2022.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR