Presidente Bolsonaro quer novas refinarias e questiona reajuste no preço da gasolina

Bolsonaro, gasolina, refinarias Presidente Jair Messias Bolsonaro


O presidente diz que novas refinarias seriam uma forma de controlar o preço e ainda criticou “Gostaram do aumento da gasolina novamente?”

O presidente Jair Bolsonaro questionou o novo reajuste nos preços da gasolina e disse que espera que novas refinarias entrem no mercado brasileiro, para que isso seja uma forma de controlar o aumento dos preços dos combustíveis. A gasolina e o diesel aumentaram respectivamente, 4,8% e 5%. O reajuste entrou em vigor na última terça-feira (2).

Veja ainda:

“O presidente [da Petrobras, Roberto Castello Branco] só sai no dia 20 [de março]. Não quer dizer que o outro [novo presidente da Petrobras, o general Joaquim Silva e Luna] vá interferir… Isso é para o pessoal do mercado não falar besteira, ou melhor especular. Mas tem como atacar outras áreas, como fraude, batismo, preço abusivo, para diminuir o preço. Porque dois anos em que ele esteve lá, e nada disso foi levado em conta. [Precisamos] Buscar maneiras de termos mais refinarias no Brasil. Sei que demora, mas temos que começar”, diz Bolsonaro.

Diesel e gás de cozinha tem impostos federais (PIS) e (Cofins) zerados por decreto feito pelo Bolsonaro:

O presidente da República Jair Bolsonaro editou na noite de segunda-feira um decreto e uma medida provisória que zera as alíquotas da contribuição do Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a comercialização e a importação do óleo diesel e do gás de cozinha (GLP). A nova alíquota entra em vigor imediatamente. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

Reajustes no preço da gasolina, diesel e gás de cozinha:

A Petrobras anunciou novos reajustes nas refinarias, aumento de 4,8% na gasolina e 5% o diesel. O reajuste entrou em vigor na terça-feira (2). Já o GLP vendido pela Petrobras também sofreu reajuste de 5%, passando a custar R$3,05 por kg, equivalente à R$39,69 por 13kg.

Neste ano, a gasolina aumentou 42%, enquanto o diesel aumentou 34%. Isso significa que a gasolina nos postos de gasolina no ano aumentou 8,8%.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos