1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Prepare o bolso, motorista! Manobra do governo vai gerar 18 NOVOS pedágios neste estado brasileiro
Localização SP Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 1 comentários

Prepare o bolso, motorista! Manobra do governo vai gerar 18 NOVOS pedágios neste estado brasileiro

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 09/01/2025 às 17:25
São Paulo terá 18 novos pedágios e sistema automático de cobrança em rodovias. Investimentos prometem melhorias, mas preocupações persistem.
São Paulo terá 18 novos pedágios e sistema automático de cobrança em rodovias. Investimentos prometem melhorias, mas preocupações persistem.

Motoristas paulistas enfrentam novidades com 18 novos pedágios e concessões rodoviárias que prometem modernização e segurança, mas também geram críticas e preocupações. A implantação do sistema de pedágio automático (free flow) e obras como duplicações de rodovias dividem opiniões.

Se você é motorista em São Paulo, prepare-se para uma mudança que promete mexer com o seu trajeto e o seu bolso.

Um novo projeto de concessão rodoviária está prestes a transformar a Rota Sorocabana em um dos mais impactantes empreendimentos viários do estado.

Mas o que isso significa para quem utiliza as estradas diariamente? Serão 18 novos pedágios e investimentos bilionários.

No entanto, a promessa de melhorias é acompanhada de preocupações sobre os custos e impactos ambientais.

Concessão da Rota Sorocabana: o que está em jogo

A Rota Sorocabana, que inclui 460 quilômetros de rodovias, é o foco do projeto de concessão publicado recentemente pelo governo de São Paulo.

Conforme o edital, o leilão para essa concessão está marcado para o dia 30 de outubro de 2025, e as propostas podem ser apresentadas até o dia 25 do mesmo mês.

O objetivo principal é transferir a administração de rodovias atualmente geridas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a iniciativa privada.

Entre elas, está a SP-79, estrada que conecta a região de Sorocaba à BR-116, passando por áreas de grande relevância ambiental, como a Serra do Mar.

De acordo com o governo, os 30 anos de concessão preveem um investimento de R$ 8,7 bilhões, que serão destinados à duplicação de vias, construção de marginais e outras obras que visam melhorar a infraestrutura viária em 17 cidades.

A concessão também incorpora trechos administrados pela CCR Viaoeste, cujo contrato termina em 2025.

Investimentos e melhorias planejadas

Entre os destaques do projeto, está a duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao no trecho entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna, que foi objeto de uma licitação recente no valor de R$ 152,5 milhões.

Esse investimento deve beneficiar também a região de Piedade, com melhorias significativas.

Outra estrada contemplada é a Rodovia João Leme dos Santos, que terá novos trechos duplicados em Salto de Pirapora.

A SP-79, por sua vez, receberá intervenções importantes entre Salto e Juquiá, com o objetivo de aumentar a segurança, especialmente no trecho de serra entre Tapiraí e Juquiá, conhecido por curvas fechadas e dificuldades para veículos articulados.

O projeto também inclui melhorias como a construção de rampas de escape, acostamentos e faixas adicionais em subidas.

Contudo, como boa parte dessas obras ocorrerá em áreas ambientalmente protegidas, o licenciamento dependerá de aprovação rigorosa, já que o bioma da Mata Atlântica está protegido por leis federais e reconhecido como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

O impacto dos novos pedágios

Com a implementação dos 18 novos pedágios, o sistema de cobrança automática — conhecido como free flow ou fluxo livre — será uma novidade.

Esse modelo, que dispensa praças tradicionais, utilizará pórticos para calcular as tarifas com base na distância percorrida.

Os valores previstos variam entre R$ 0,86 e R$ 12,20 por trecho, com cobrança nos dois sentidos.

De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), a tecnologia oferece mais agilidade e segurança ao motorista, além de reduzir o impacto no trânsito.

Nova concessão para a Raposo Tavares

Outro projeto em andamento é a concessão do lote Nova Raposo, que incluirá obras significativas na Rodovia Raposo Tavares entre a capital paulista e Cotia.

Atualmente sob administração do DER, o trecho ganhará seis novos pórticos de pedágio automático e demandará cerca de R$ 7,1 bilhões em investimentos.

As obras previstas incluem a construção de marginais e viadutos, mas enfrentam críticas de ambientalistas e moradores locais.

Entre as preocupações estão desapropriações, intervenções em parques e áreas verdes e possíveis impactos sociais.

Mesmo com alterações no projeto original, o governo garantiu que as obras mais relevantes serão mantidas.

Controvérsias e desafios

Apesar das promessas de melhorias, o projeto enfrenta resistências. Ambientalistas alertam para os impactos negativos nas áreas protegidas da Serra do Mar e nos trechos urbanos da Raposo Tavares.

Além disso, o aumento no custo de transporte preocupa motoristas e caminhoneiros que dependem das estradas diariamente.

Segundo especialistas, a transição para um modelo de concessão privado traz benefícios, como maior eficiência na gestão viária.

Contudo, eles ressaltam que é fundamental assegurar que os investimentos previstos sejam cumpridos e que as tarifas permaneçam justas para os usuários.

Como isso afeta você?

Com tantas novidades e transformações no horizonte, motoristas precisam se preparar para novos custos e mudanças na forma como utilizam as rodovias.

O sistema de pedágio automático promete facilitar o dia a dia, mas também levanta questões sobre sua efetividade e impacto financeiro.

E você, o que pensa sobre essa onda de concessões e os novos pedágios em São Paulo? Deixe sua opinião nos comentários: as melhorias valem o custo?

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Diogo
Diogo
10/01/2025 14:21

O governo federal do Lula prevê 55 praças de pedágio nos próximos 2 anos

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x