O preço do petróleo saltou na terça-feira (04/11) para 80 dólares por barril, seu maior nível desde novembro. A disparada ocorreu depois que a Opep+ concordou em manter o aumento de produção planejado para fevereiro com base nas indicações de que a variante do coronavírus Ômicron teria apenas um leve impacto na demanda.
O Brent subiu 1,02 dólar, ou 1,3%, a 80 dólares o barril, quase de volta ao nível que estava em 26 de novembro, quando os relatórios da nova variante apareceram pela primeira vez, provocando uma queda de mais de 10% nos preços naquele dia.
Já o preço do petróleo nos EUA (WTI) subiu 0,91 dólar, ou 1,2%, para 76,99 dólares.
Segundo o chefe de mercados de petróleo da Rystad Energy, Bjornar Tonhaugen, “o mercado de petróleo está em alta hoje como resultado do otimismo proveniente da reunião mensal da Opep+, que está ajudando os preços do petróleo a subirem”, disse.
Quatro fontes da Opep+ disseram à Reuters que o grupo concordou, em sua reunião de terça-feira (4), em adicionar 400.000 barris por dia (bpd) à produção em fevereiro, porque espera que a variante Ômicron tenha um impacto de curta duração na demanda.
Sua decisão reflete um alívio de preocupações com um grande superávit no primeiro trimestre, bem como o desejo de dar orientações consistentes ao mercado.
A Casa Branca saudou a decisão da Opep+ de continuar a aumentar a produção, o que ajudará a facilitar a recuperação econômica, disse um porta-voz.
“Parece que o mercado está apostando que a Ômicron é o começo do fim da Covid-19”, disse Scott Shelton, especialista em energia da United ICAP.