Pré-sal – Petrobras avança na exploração do maior campo do mundo, o campo de Búzios, na Bacia de Santos

Roberta Souza
por
-
27-07-2020 07:59:47
em Petróleo, Óleo e Gás
Pré-sal – Petrobras avança na exploração do maior campo do mundo, o campo de Búzios, na Bacia de Santos

O que se espera é que, até 2030, o campo de Búzios produza 2 milhões de barris de óleo por dia

A Petrobras aprovou na última semana, a contratação de três novas unidades de produção do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading – Unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) para serem utilizadas no campo de Búzios, no pré-sal, na Bacia de Santos.

ANÚNCIO

Veja ainda outras notícias:

As três novas plataformas de petróleo serão as primeiras contratadas após a aquisição dos volumes excedentes da cessão onerosa do campo de Búzios, em novembro de 2019, em parceria com as companhias chinesas CNOOC Petroleum Brasil Ltda. e a CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda.

Tais contratações custaram a Petrobras o valor de R$ 61,4 bilhões. A empresa aposta na vendas de ativos que trazem retornos financeiros menores e que não fazem parte do negócio principal da companhia, disponibilizando assim, maiores recursos para projetos promissores, como é o caso do campo de Búzios.

Atualmente, a Petrobras possui quatro unidades operando em Búzios, que são responsáveis por mais de 20% da produção total da empresa e mais de 30% da produção do pré-sal. Recordes de produção foram obtidos através dessas plataformas.

Búzios, o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, produz e possui petróleo de ótima qualidade, reservas substanciais, baixo risco e baixo custo de extração. Situa-se a 180 quilômetros (km) da costa brasileira e a mais de 5 mil metros de profundidade. Tem área de 850 km², com espessuras de reservatórios de até 480 metros e excelente qualidade da rocha reservatório. Os mais de 45 poços perfurados até o momento confirmam a excelente qualidade do reservatório.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos