Início Porto do Açu anuncia instalação de uma base de operações da Ambipar com foco na sustentabilidade e nas práticas ESG no complexo

Porto do Açu anuncia instalação de uma base de operações da Ambipar com foco na sustentabilidade e nas práticas ESG no complexo

31 de maio de 2022 às 19:08
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Com o cenário mundial cada vez mais voltado para a sustentabilidade, o Porto do Açu continua investindo no segmento e agora terá uma base de operações de Ambipar para o desenvolvimento de novas soluções que visam firmar as práticas ESG no local
Foto: Porto do Açu/Divulgação

Com o cenário mundial cada vez mais voltado para a sustentabilidade, o Porto do Açu continua investindo no segmento e agora terá uma base de operações de Ambipar para o desenvolvimento de novas soluções que visam firmar as práticas ESG no local

A administração do Porto do Açu, localizado no estado do Rio de Janeiro, anunciou nessa última segunda-feira, (30/05), a nova aposta do complexo para a sustentabilidade nas atividades portuárias. Isso pois o local contará com a instalação futura de uma base de operações da companhia Ambipar para a consolidação das práticas ESG nas operações de movimentação de cargas no complexo ao longo dos próximos anos. 

Ambipar e Porto do Açu firmam parceria para futura construção de base de operações voltada para a sustentabilidade e a consolidação das práticas ESG no complexo

Em meio a um cenário de transição energética na busca da descarbonização das atividades e a adoção das práticas ESG cada vez mais presentes no mercado global, o Porto do Açu continua investindo na sustentabilidade dentro do complexo e anuncia o seu mais novo negócio. O projeto se trata de uma base de operações da companhia Ambipar para firmar a adoção de práticas mais sustentáveis ao longo de toda a cadeia de movimentação de cargas no local, visando garantir mais compromisso com a agenda ambiental global. 

O anúncio foi realizado pela administração do Porto do Açu durante esta segunda-feira e, com isso, a empresa dá mais um passo em busca de novos negócios com sustentabilidade no complexo. A Ambipar é uma companhia voltada para soluções ambientais e resposta de emergência no segmento e atuará como a administradora das práticas ESG no complexo por meio da futura base de operações que será instalada após o início da parceria entre a autoridade portuária e a empresa. 

Além disso, foi divulgado também que o prazo inicial do contrato é de 10 anos, mas que a parceria poderá ser estendida no futuro. E, com o anúncio da instalação da Ambipar no Porto do Açu, a empresa passa a ser a 19ª a chegar ao complexo com novos negócios.

Além da Ambipar, estão presentes no local as empresas Porto do Açu Operações, Vast Infraestrutura, BP Prumo, Brasil Port, InterMoor Global, Nov Global, TechnipFMC, Ocean Pact, Ferroport, Anglo American, Dome, GNA (Gás Natural Açu), Aeródromo Norte Fluminense, Estação Açu, Vix Logística, Duro Felguera, Açu Combustíveis (consórcio operado pela Vibra Energia) e Minas Gusa.

Complexo portuário avança na busca por sustentabilidade com base de operações da Ambipar após contrato com a Shell para produção de hidrogênio verde

Além do contrato atual com a Ambipar para a instalação da base de operações com foco nas práticas ESG, o Porto do Açu vem investindo cada vez mais na sustentabilidade no complexo. E, no dia 19 de maio, a autoridade portuária anunciou um empreendimento com a companhia Shell, uma planta-piloto de geração de hidrogênio verde nas instalações do complexo portuário que será construída durante os próximos anos. 

A unidade deverá ficar pronta em 2025 e terá capacidade inicial de 10 megawatt (MW),  podendo chegar a 100 MW no futuro e faz parte do plano de investimentos que contará com uma alçada entre US$ 60 milhões e US$ 120 milhões em PD&I da Shell para o ano de 2022. Isso pois a região do Porto do Açu possui um forte potencial para a produção do recurso e pode ser o novo foco das empresas no território carioca. 

O Porto do Açu é um complexo desenvolvido pela Prumo Logística, que oferece soluções de infraestrutura para o setor de Óleo e Gás e, atualmente, avança na busca pela adoção das práticas ESG e por novas soluções de sustentabilidade para garantir mais compromisso ambiental nas operações.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes