A Marinha do Brasil homologou o Porto de Santos a receber navios de 366 metros, que antes recebia embarcações de penas 340 m
O porto de Santos foi homologado pela Marinha do Brasil para receber navios de 366 metros, sendo o maior complexo a receber esse tipo de embarcações na Costa Leste da América do Sul. A homologação ocorreu na sede da Autoridade Portuária de Santos, no litoral do estado de São Paulo. O complexo santista só recebia navios de até 340 metros.
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Atualmente, os navios que o porto santista pode receber têm até 340 metros de comprimento e capacidade para cerca de 9.000 TEU. Com a autorização, considerando um navio porta-contêineres (novo Panamax) com 366 metros de comprimento e 52 metros de largura, a capacidade pode ser aumentada para 14.000 TEU.
Processo de homologação:
Esse processo envolveu também a Universidade de São Paulo (USP) e a Praticagem do estado, que estudaram e realizaram simulações de manobrabilidade, interações hidrodinâmicas e planos de atracação, que comprovaram a viabilidade de um navio desse porte no canal de navegação.
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Os pesquisadores consideraram a profundidade atual do canal de 15 metros e a profundidade futura de 17 metros, adequadas para navios com menos de 15.000 TEU. A BTP (Brasil Terminal Portuário), a DP World e Santos Brasil realizaram estudos sobre a manobrabilidade e viabilidade de navios desse porte chegarem aos seus terminais.
Movimentação de cargas:
A SPA informou que a autorização amplia o papel de Santos como hub portuário na América do Sul. De acordo com o plano, o complexo portuário santista já se prepara para a ampliação do transporte de contêineres, prevê a ampliação do terminal existente e planeja outros dois destinos, a margem direita do Saboó, uma para terminais portuários e o outro para o retroportuário.