Porto de Santos recebe aprovação para receber navios de 366 metros de extensão

Roberta Souza
por
-
25-02-2021 16:21:15
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Porto de Santos, navios Porto de Santos

A Marinha do Brasil homologou o Porto de Santos a receber navios de 366 metros, que antes recebia embarcações de penas 340 m

O porto de Santos foi homologado pela Marinha do Brasil para receber navios de 366 metros, sendo o maior complexo a receber esse tipo de embarcações na Costa Leste da América do Sul. A homologação ocorreu na sede da Autoridade Portuária de Santos, no litoral do estado de São Paulo. O complexo santista só recebia navios de até 340 metros.

Confira ainda outras notícias do dia de hoje:

Atualmente, os navios que o porto santista pode receber têm até 340 metros de comprimento e capacidade para cerca de 9.000 TEU. Com a autorização, considerando um navio porta-contêineres (novo Panamax) com 366 metros de comprimento e 52 metros de largura, a capacidade pode ser aumentada para 14.000 TEU.

Processo de homologação:

Esse processo envolveu também a Universidade de São Paulo (USP) e a Praticagem do estado, que estudaram e realizaram simulações de manobrabilidade, interações hidrodinâmicas e planos de atracação, que comprovaram a viabilidade de um navio desse porte no canal de navegação.

Os pesquisadores consideraram a profundidade atual do canal de 15 metros e a profundidade futura de 17 metros, adequadas para navios com menos de 15.000 TEU. A BTP (Brasil Terminal Portuário), a DP World e Santos Brasil realizaram estudos sobre a manobrabilidade e viabilidade de navios desse porte chegarem aos seus terminais.

Movimentação de cargas:

A SPA informou que a autorização amplia o papel de Santos como hub portuário na América do Sul. De acordo com o plano, o complexo portuário santista já se prepara para a ampliação do transporte de contêineres, prevê a ampliação do terminal existente e planeja outros dois destinos, a margem direita do Saboó, uma para terminais portuários e o outro para o retroportuário.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos