Porto de Cabedelo, da Paraíba, se tornou um dos portos com a gestão mais eficiente do país na avaliação do MInfra

Valdemar Medeiros
por
-
27-11-2020 11:37:44
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Porto de cabedelo - Portos - MInfra Porto de cabedelo – Paraíba – PB

Porto de Cabedelo, localizado no litoral norte da Paraíba, é agora um dos portos com a gestão mais eficiente segundo o MInfra.

O Porto de cabedelo recebeu o Prêmio Portos + Brasil, em terceira colocação no ranking da premiação, na categoria Variação da margem EBITDA pelo MInfra.

Leia também

32 Portos brasileiros participaram da premiação, porém apenas 7 portos foram premiados pelo MInfra

Totalizando 32 portos no Brasil, apenas 7 deles foram premiados pelo MInfra nessa ultima terça-feira 24. E do Nordeste, somente o Portos do Itaqui e Porto de Cabedelo, que receberam o prêmio. Premiação dos Portos é feita com base no IGAP, segundo MInfra.

Essa premiação tem como base o Índice de Gestão das Autoridades Portuárias – IGAP. A realização do evento ocorreu na última terça-feira 24, e a premiação foi entregue por Tarcísio Gomes de Freitas, que é o ministro da Infraestrutura – MInfra, e foi recebido pela Gilmara Timóteo, que é Diretora-Presidente da Docas/PB, durante o Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária Brasil Export, no Distrito Federal.

A cerimonia do Porto de Cabedelo contou também com a participação do secretário executivo Marcelo Sampaio, e do secretário nacional de Portos, Diogo Piloni.

Conceito da margem EBITDA – Porto de cabedelo

A margem EBITDA é nada mais, nada menos que a abstração das áreas de finanças e contabilidade das corporações, que reflete a geração de capital de giro de uma empresa, com base nas suas atividades operacionais, foi justamente o que fez o Porto de Cabedelo ganhar.

Ele é referente a um indicador calculado que usa duas informações: o EBITDA e a Receita, sabendo-se que a formula original se divide a segunda pela primeira, assim finalizando o encontro do valor da margem. Nesse sentido, o Porto de cabedelo garante uma diminuição nos gastos e um aumento significativo na Receita, numa margem superior a 200% no ano de 2019, o tornando um dos Portos mais eficientes.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.