Autorização dada pelo Governo da Bahia libera nova etapa da Ponte Salvador-Itaparica, que terá plataforma linear de apoio, canteiros em Salvador e São Roque, materiais vindos da China e ligação direta entre Salvador e a Ilha de Itaparica
A construção da Ponte Salvador-Itaparica ganhou uma nova etapa nesta semana, depois que o Governo da Bahia autorizou o início das obras em terra no município de Vera Cruz, em área cedida pela União. A intervenção marca um avanço operacional do projeto, que prevê uma ligação de 12,4 quilômetros entre Salvador e a Ilha de Itaparica.
Com essa extensão, a ponte ficará cerca de dez vezes maior que a Ponte de Guaratuba, inaugurada no litoral do Paraná. Além disso, a obra sobre a Baía de Todos-os-Santos deverá ultrapassar R$ 10 bilhões em investimento.
Segundo o Governo da Bahia e a Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica, a estrutura ocupará o posto de maior ponte da América Latina em extensão sobre lâmina d’água. Portanto, o empreendimento passa a ter papel central entre os grandes projetos de infraestrutura viária do país.
-
Terreno comum vira 4 sobrados compactos com duas vagas, suítes, claraboias e fundos livres para ampliação, solução que tenta enfrentar preço alto dos lotes e manter casa popular no Minha Casa Minha Vida fora de condomínios fechados caros em Blumenau
-
Um carpinteiro japonês levou cinco meses para construir uma casa à mão com encaixes sem parafuso, cedro sem nó e acabamento que um empreiteiro norte-americano de 40 anos de carreira disse nunca ter visto igual em nenhum lugar do mundo
-
Mãe de dois filhos que não podia sair de aldeia na Índia, faz curso de alvenaria de 20 dias, cria uma empresa com outras mulheres, recebe pedido gigante de produção e muda situação financeira
-
Casas feitas com plástico reciclado começam a sair do papel no Amazonas: governo abre pré-cadastro para famílias vulneráveis, promete moradias gratuitas de 50 m² e transforma lixo plástico em blocos ecológicos para construção rápida
Obras em terra começam por Vera Cruz com plataforma de apoio
A autorização desta semana permite que as equipes avancem nas intervenções em uma área federal cedida no município de Vera Cruz. No local, o projeto prevê a implantação de uma plataforma linear, estrutura que servirá como suporte durante as obras.
Essa plataforma apoiará equipes, máquinas, equipamentos e operações ligadas à construção. Dessa forma, a nova etapa prepara o terreno para atividades mais intensas nos canteiros.
Além de Vera Cruz, o projeto mantém canteiros em Salvador e São Roque. Assim, a construção organiza diferentes frentes de trabalho em pontos estratégicos da futura ligação.
Ponte terá acessos, via expressa e duplicação de rodovia
O projeto da Ponte Salvador-Itaparica não se limita à travessia principal sobre a baía. Além dos 12,4 quilômetros de ponte, o sistema prevê 4,4 quilômetros de vias estruturadas nos acessos.
Também entram no planejamento 22 quilômetros de via expressa em Itaparica. Além disso, o empreendimento inclui a duplicação de 8 quilômetros de rodovia estadual.
Com isso, a proposta busca integrar a ponte às vias existentes e ampliar a capacidade de circulação na região. Portanto, os acessos compõem uma parte essencial do sistema viário.
Materiais vindos da China chegaram ao Porto de Salvador
No dia 30 de março de 2026, um navio cargueiro partiu de Xangai, na China, levando materiais destinados às primeiras fases da obra. A embarcação chegou ao Porto de Salvador em 18 de maio de 2026.
De acordo com o Governo da Bahia, o carregamento trouxe 44 contêineres e mais de 800 toneladas de materiais. Desde então, as equipes direcionam os itens aos canteiros de obras.
Os equipamentos ajudarão na montagem da plataforma de trabalho em água. Essa estrutura dará acesso a maquinário pesado, trabalhadores e equipamentos nas áreas operacionais da construção.
Projeto foi contratado por PPP após licitação vencida em 2019
A Ponte Salvador-Itaparica avança por meio de uma parceria público-privada, com participação do Governo da Bahia. Um consórcio formado por empresas chinesas venceu a licitação no fim de 2019.
Em seguida, as partes assinaram o contrato em 2020. No entanto, a pandemia atrasou o andamento do projeto nos primeiros anos da década.
No início de 2024, equipes técnicas realizaram sondagens no fundo do mar, etapa necessária para avaliar as condições da área onde a estrutura será implantada. Agora, com a liberação das obras em terra, o empreendimento entra em uma nova fase de execução.
As informações constam em divulgações do Governo da Bahia, da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica e do Ministério da Gestão e da Inovação.

Seja o primeiro a reagir!