1. Início
  2. / Economia
  3. / Governo estadual lança plano inédito contra lixo no mar com 45 metas, ações por 10 anos e prioridade para reduzir plásticos que já aparecem em 100% das praias analisadas no litoral brasileiro
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

Governo estadual lança plano inédito contra lixo no mar com 45 metas, ações por 10 anos e prioridade para reduzir plásticos que já aparecem em 100% das praias analisadas no litoral brasileiro

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/06/2026 às 22:36
Atualizado em 12/06/2026 às 22:41
SP lança plano contra lixo no mar com 45 metas para reduzir resíduos, plásticos de uso único e poluição no litoral.
SP lança plano contra lixo no mar com 45 metas para reduzir resíduos, plásticos de uso único e poluição no litoral.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
4 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Plano estadual inédito lançado em São Paulo reúne 45 metas para reduzir resíduos sólidos em ambientes costeiros e marinhos, prioriza ações contra plásticos de uso único e prevê monitoramento, logística reversa, coleta seletiva, ecobarreiras e Zonas Livres de Plástico nos próximos 10 anos.

O lixo no mar será enfrentado em São Paulo por um plano estadual inédito, lançado nesta quarta-feira (10), com 45 metas para prevenir, reduzir e mitigar resíduos sólidos em áreas costeiras e marinhas nos próximos 10 anos.

Plano reúne ações contra lixo no mar

A estratégia orienta a atuação estadual em gestão de resíduos, educação ambiental, monitoramento, inovação, economia circular e governança pública, após ser apresentada nas celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Coordenado pela Diretoria de Resíduos Sólidos da Semil, o documento foi elaborado para enfrentar a poluição por resíduos.

Dados mostram presença de plástico

Levantamentos usados no plano indicam resíduos sólidos em 100% das praias analisadas no litoral brasileiro. Entre os materiais encontrados, 91% eram plásticos, e cerca de 60% correspondiam a plásticos de uso único.

Informações do Programa Mar Sem Lixo, da Fundação Florestal, apontam média de 599 itens por quilômetro quadrado no fundo do mar das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas paulistas.

Nessas áreas, 93,8% dos resíduos eram plásticos, dado que reforça o foco em prevenção, monitoramento e redução da poluição costeira e marinha.

LIXO NO MAR
A iniciativa reúne ações voltadas à gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, monitoramento, inovação, economia circular e fortalecimento da governança pública.


Primeiras metas terão prioridade

Das 45 metas previstas, 13 serão priorizadas no primeiro ciclo. As medidas incluem redução gradual da produção e comercialização de plásticos de uso único e ampliação da logística reversa.

O plano também prevê expansão da coleta seletiva nos municípios costeiros, fortalecimento de ecobarreiras em rios e criação de Zonas Livres de Plástico.

Outra frente envolve monitoramento de microplásticos e pellets em praias e áreas estuarinas, além do mapeamento de pontos de escape e acúmulo de resíduos.

A execução será acompanhada por governança permanente coordenada pela Semil, responsável por monitorar metas, articular setores e atualizar ações.

Consulta pública recebeu contribuições

Entre abril e maio, a proposta recebeu 173 contribuições em consulta pública, com participação do setor público, iniciativa privada, instituições de pesquisa, sociedade civil e cidadãos.

Os temas abordados incluíram prevenção da geração de resíduos, economia circular, logística reversa, responsabilidade compartilhada, educação ambiental, monitoramento, inovação e gestão municipal.

A Semil também realizou audiência pública em Santos, com 94 participantes e transmissão online, reunindo gestores públicos, pesquisadores, sociedade civil, setor produtivo e comunidade local.

Deixe nos comentários sua visão sobre o lixo no mar, as metas anunciadas e as ações mais urgentes para praias, rios e áreas estuarinas. Também vale apontar como moradores, empresas, governos e pesquisadores podem colaborar para reduzir resíduos no litoral paulista.

Com informações de agenciasp.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Julita
Julita
13/06/2026 13:13

Ótima notícia, mas o que preocupa é a falta de consciência das pessoas. É necessária uma educação ambiental nas escolas, para que o movimento deslanche. Sou moradora do litoral e me incomoda demais a sujeira deixada as praias. Eu, de minha parte, sempre retiro da praia todo plástico que encontro.

Railda Carneiro
Railda Carneiro
13/06/2026 12:48

Que atitude maguinifico, espero surto efeito principalmente no bolso dos porcalhães,que onde vai jogar lixo, não respeitam a natureza.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
2
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x