Petrobras vai dar acesso aos demais produtores de gás às suas unidades de processamento

Flavia Marinho
por
-
28-05-2020 07:55:47
em Petróleo, Óleo e Gás
Petrobras vai dar acesso aos demais produtores de gás às suas unidades de processamento Petrobras vai dar acesso aos demais produtores de gás às suas unidades de processamento




Os produtores poderão contratar parte da capacidade de processamento da Petrobras e continuarão sendo proprietários do gás produzido e de todos os seus derivados

A Petrobras informou na noite de ontem (27), que deu início aos procedimentos que dão acesso aos demais produtores de gás natural no Brasil às suas unidades de processamento do insumo. A maior refinaria da Petrobras, a Replan registra a maior queda na produção de petróleo desde 2010

Leia também

A Petrobras passará a atuar como processadora de gás natural fornecido por outros agentes, sem precisar comprar deles o produto.

Com a medida, a estatal reafirma seu comprometimento em contribuir para o desenvolvimento de um mercado de gás aberto, competitivo e sustentável no país.

De acordo com a Petrobras, a capacidade de processamento de gás natural será ofertada em duas etapas:

Primeiro, a oferta de capacidade aos agentes que possuem direitos sobre a produção de gás natural provenientes de campos em produção, de forma a garantir a continuidade da produção de óleo e gás do país, que de acordo com a companhia, já está em curso.

A segunda etapa se refere a oferta da capacidade de processamento disponível aos demais agentes interessados. A Petrobras informa a segunda etapa ocorrerá posteriormente as negociações da primeira e que será realizada anualmente.

Petrobras abre mercado

Atualmente, a Petrobras compra os volumes de gás natural dos demais produtores, onshore e offshore, no Brasil, processa nas suas unidades, contrata o transporte por meio de dutos e revende o gás às distribuidoras estaduais de gás natural.

Quando o novo modelo for implementado, os produtores de gás natural não precisarão, necessariamente, vender o gás para a Petrobras.

Os produtores poderão contratar parte da capacidade de processamento da Petrobras e continuarão sendo proprietários do gás produzido e de todos os seus derivados, possibilitando que negociem diretamente seus produtos com o mercado.

Plantas de processamento de gás

As unidades de processamento de gás natural são plantas industriais em que há a separação das frações de hidrocarbonetos existentes no gás, dando origem a diversos produtos, entre eles o gás natural, dentro das especificações próprias para consumo.

Clique aqui e acesse o site da Petrobras com mais informações sobre as plantas de processamento de gás natural e a contratação de capacidade.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.