Início Petrobras informou nesta terça, 02, que a Petrogral passou a ter acesso às unidades de preparação de gás do Rio de Janeiro e de São Paulo

Petrobras informou nesta terça, 02, que a Petrogral passou a ter acesso às unidades de preparação de gás do Rio de Janeiro e de São Paulo

2 de agosto de 2022 às 20:21
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Petrobras, gás, Petrogral
Foto: reprodução petrobras.com.br

O contrato do Sistema Integrado de Processamento feito pela Petrobras juntamente com a Petrogral, para o acesso da empresa as unidades de gás, já se encontra em operação

A Petrobras tornou público nesta terça-feira, 2, que já está em operação o contrato do Sistema Integrado de Processamento (SIP) feito junto com a Petrogral  Brasil. O contrato feito pelas empresas prevê o acesso da Petrogral  às duas unidades de processamento de gás, de propriedade da Petrobras, que estão localizado na região de Caraguatatuba, São Paulo, e Cabiúnas, Rio de Janeiro, após à unidade de Itaboraí também no Rio de Janeiro, que ainda se encontra em construção.

A divisão da infraestrutura da Petrobras e da Petrogral com representantes dos gasodutos offshore do pré-sal na bacia de Santos foi firmado há cerca de dois anos entre a Petrobras, Petrogral , Repsol Sinopec e Shell. No período que foi firmado o contrato foi produzido também o Sistema Integrado de Escoamento de gás natural (SIE) que prevê a ligação física e a divisão das capacidades de escoamento nas rotas 1, 2 e 3, sendo a última rota de propriedade da Petrobras e que está com a construção atrasada.

Artigos recomendados

Implantação do SIP da Petrobras e da Petrogral vai permitir às empresas de gás a comercialização do produto diretamente aos consumidores

A implantação do SIP feito pela Petrobras e Petrogral vai permitir que as empresas produtoras de gás no Brasil possam vender seus volumes de forma direta aos seus clientes. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de medidas que viabilizam a diversificação dos agentes, tendo como resultado um aumento da concorrência e da demanda e uma redução da participação da Petrobras em todos os segmentos da cadeia de gás natural, em cumprimento aos compromissos assumidos junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em 2019.

“A entrada em operação do contrato da Petrogral é um marco na abertura do mercado de gás natural do Brasil e demonstra o comprometimento dos parceiros e demais agentes envolvidos (como MME e ANP) em contribuir para o desenvolvimento de um mercado competitivo e sustentável no País. No futuro, outras empresas produtoras de gás natural poderão aderir ao SIP”, afirmou a Petrobras, que firmou acordo com a Petrogral.

Com o aumento da demanda pelo gás natural como combustível, Paulo Câmara autorizou um aumento no gás da Copergás

Diante da redução dos preços dos combustíveis pelo Governo Federal, a Copergás, companhia estatal de gás controlada pelo Governo do Estado, aumentou as tarifas em Pernambuco. De acordo com o Diário Oficial de sábado, 30, a informação era de que houve uma autorização por parte da Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) para que a estatal Copergás aumentasse os preços do gás natural fornecido por ela.

Já nesta terça-feira, o governo do Estado culpou a Petrobras pelo aumento dos preços do gás fornecido pela Copergás. O Estado, em nota enviada aos veículos de comunicação também nesta terça-feira, 2, afirma que só está repassando os aumentos feitos pela Petrobras.

O aumento autorizado e validado pela Petrobras, o qual foi solicitado pelo Governo do Estado através da Copergás, será de 8,59% (oito inteiros e cinquenta e nove centésimos por cento) para o gás natural repassado pela Copergás.

A Copergás afirmou que enviou uma carta à Petrobras, em 15 de julho, solicitando o aumento do gás fornecido por ela e, o aumento foi justificado, de acordo com o ato, pela “Recomposição da Tarifa Média Operacional da Companhia Pernambucana de Gás, Copergás,  em razão do aumento dos Preços de Venda dos Supridores de Gás Natural”. A autorização para o aumento dos preços do gás começou a valer a partir de sábado, 30.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes