Visando leilão do pré-sal que está por vir, petroleiras sugerem a criação de bônus em dinheiro que seria dado como crédito as petroleiras que excederem o conteúdo local
Parafraseando o excedente da Cessão Onerosa, as Petroleiras Petrobras e Shell estão sugerindo a ANP que faça uma alteração no edital da 6ª rodada de partilha do pré-sal.
A alteração seria uma inclusão de um bônus, caso a Petroleira ultrapasse o conteúdo local estabelecido na fase de exploração, para ser creditado em moeda nacional nas fases posteriores de desenvolvimento.
Para salvaguardar a Petroleira em caso de devolução do bloco durante a fase de exploração, a medida prevê que o valor excedente possa ser usado em outros blocos a escolha do concessionário.
-
Trabalhadores reformavam um playground no norte da Inglaterra quando encontraram 176 bombas da Segunda Guerra Mundial enterradas sob o solo; artefatos ainda tinham carga
-
Enquanto pneus usados, garrafas, latinhas e até papelão seriam descartados como lixo comum, esse arquiteto transforma há 40 anos resíduos em casas sustentáveis inspiradas nas Earthships, com energia solar, água da chuva reaproveitada, esgoto tratado no próprio terreno e produção de alimentos dentro da moradia
-
Segurança que fazia rondas em hospital da Louisiana virou médico no mesmo prédio onde trabalhava, estudava química entre um turno e outro e voltou de jaleco branco para atender pacientes
-
Robô de dois braços começa a remontar afrescos destruídos de Pompeia como um quebra-cabeça impossível, usando IA para reconhecer cores, padrões e fragmentos antigos que humanos levariam anos para encaixar
O teor das sugestões
Segundo a Petrobras a alteração no edital premia o esforço de quem ultrapassar o conteúdo local e evita que as petroleiras deixem de comprar de fornecedores nacionais quando estiverem nos últimos módulos de uma atividade exploratória, o que segundo a estatal brasileira aconteceu nas rodadas de licitações anteriores.
Já a Shell tem o mesmo pensamento da Petrobras e apoia a transferência de excedentes ou deficit de conteúdo local alcançados nos contratos.
Vale lembrar que estas medidas foram sugeridas pelas petroleiras em função da consulta pública feita pela ANP em relação a 6° rodada de licitações do Pré-sal.
Outra petroleira que fez sugestões também foi a ExxonMobil, que sugeriu que a Petrobras manifeste, na sessão pública de apresentação das ofertas, seu interesse de compor o consórcio, nos casos em que ela tem o direito de preferência em atuar como operadora e o excedente em óleo para a união for maior que o mínimo estabelecido no edital.
Hoje, 17 de maio a ANP está realizando audiência pública, no Rio de janeiro, para discutir todas estas sugestões recebidas e definir como ficará o edital da 6ª rodada de pré-sal.
As áreas ofertadas nesta rodada de licitações serão as áreas de: Aram, Bumerangue, Cruzeiro do Sul, Sudoeste de Sagitário e Norte de Brava.
A ExxonMobil inicia corrida para contratar sondas de perfuração no Brasil ! Acesse aqui e leia !
