Petrobras devolve integralmente campo de petróleo no pré-sal, da Bacia de Santos, para ANP

Flavia Marinho
por
-
17-04-2021 16:14:19
em Petróleo, Óleo e Gás
pré-sal - petrobras - campo de petróleo - GNL - BA - regaseificação - vagas - ANP FPSO Petrobras / Fonte: Reprodução Google

A gigante petroleira Petrobras devolveu o campo de petróleo no pré-sal. Em paralelo, a estatal pôs à venda o Terminal de Regaseificação de GNL, na Bahia

A petroleira Petrobras devolveu integralmente à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na última quinta-feira (15/04), o campo de petróleo Peroba, no pré-sal da Bacia de Santos, marcando o primeiro retorno de uma área arrematada em um leilão de partilha de produção.

Leia também

A área de Peroba havia sido arrematada na 3ª Rodada de licitações de áreas de exploração de petróleo no pré-sal, por um bônus fixo de 2 bilhões de reais, em 2017, por um consórcio formado pela Petrobras (operadora, com 40% de participação), em parceria a Shell Brasil Petróleo Ltda (20%); Total E&P do Brasil Ltda (20%); CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%) e CNOOC Petroleum Brasil Ltda (10%), tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora do contrato.

Na oferta vencedora, o consórcio ofertou 76,96% de excedente em óleo à União, versus o percentual mínimo de 13,89%.

O Bloco Libra de petróleo no pré-sal registrou baixo potencial

Desde o início das atividades de avaliação do Bloco de Libra, a área Sudeste, um compartimento distinto das demais, era identificada como área de baixo potencial. A conclusão do processamento dos dados obtidos confirmou esta expectativa.

No pré-sal da bacia de Santos, além de Peroba, estava também como baixo potencial os campos de petróleo Alto do Cabo Frio Oeste, Uirapuru e Saturno.

No caso de Peroba, especialista da Wood Mackenzie afirmou na ocasião que o primeiro poço de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos encontrou “uma mistura de gás com gás carbônico”, o que fez com que o ativo não fosse visto como muito atrativo, principalmente considerando o elevado excedente em óleo prometido ao Governo no leilão.

A devolução está de acordo com o Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) do poço 3-BRSA-1267-RJS, que abrange as áreas Central e Sudeste do bloco de Libra, remanescentes após a Declaração de Comercialidade da área Noroeste de Libra, que deu origem ao atual Campo de Mero, terceiro maior campo produtor do pré-sal. A fase exploratória de avaliação da descoberta dessa área continuará até março de 2025.

Petrobras publica edital para arrendamento de Terminal de Regaseificação de GNL

A Petrobras publicou ontem (16/4) o edital do segundo processo licitatório para arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL (TR-BA) e instalações associadas, no estado da Bahia.

A licitação será restrita às empresas pré-qualificadas no âmbito da Convocação de Pré-Qualificação e o processo seguirá os atos e ritos previstos na Lei Federal 13.303/2016 (Lei das Estatais).

Sobre o terminal vendido na Bahia

O TR-BA consiste em um píer, como uma ilha, com todas as facilidades necessárias para atracação e amarração de um navio FSRU (Floating Storage and Regasification Unit) diretamente ao píer e de um navio supridor a contrabordo do FSRU. A transferência de GNL é feita diretamente entre o FSRU e o supridor na configuração side by side. A vazão máxima de regaseificação do TR-BA é de 20 milhões m³/d (@ 1 atm e 20°C).

O gasoduto integrante do terminal possui 45 km de extensão e 28 polegadas de diâmetro, interligando o TR-BA a dois pontos de entrega, a Estação Redutora de Pressão de São Francisco do Conde e a Estação de Controle de Vazão de São Sebastião do Passé. Estão também incluídos no escopo da transação os equipamentos para geração e suprimento de energia elétrica localizados no Terminal Aquaviário de Madre de Deus (TEMADRE), integrantes do TR-BA.

O FSRU não faz parte do processo de arrendamento do TR-BA.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.