Menu
Início Petrobras aprovou ontem à noite (26/08) venda total de suas ações da BR Distribuidora

Petrobras aprovou ontem à noite (26/08) venda total de suas ações da BR Distribuidora

27 de agosto de 2020 às 10:02
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Petrobras aprovou ontem à noite (26/08) venda total de suas ações da BR Distribuidora
Petrobras vendeu 30% das ações da BR Distribuidora no ano passado. Como a participação da estatal ficou menor que 50%, a operação significou a privatização da antiga subsidiária

Petrobras vendeu 30% das ações da BR Distribuidora no ano passado. Como a participação da estatal ficou menor que 50%, a operação significou a privatização da antiga subsidiária

Petrobras informou em fato relevante ontem à noite (26/08), que seu conselho de administração aprovou a proposta para venda da participação remanescente de 37,5% detida pela estatal na BR Distribuidora. Petrobras é acionada por depositar de forma irregular toneladas de equipamentos e tubulações de plataformas de petróleo na Bacia de Campos, Rio de Janeiro

Leia também

De acordo com o comunicado da Petrobras, a transação ocorrerá por meio de uma oferta pública secundária de ações (follow on), cujo lançamento será definido posteriormente e está sujeito a condições de mercado, aprovação de órgãos internos da petroleira e análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outros órgãos reguladores.

“A presente comunicação tem propósito meramente informativo, nos termos da legislação e da regulamentação em vigor e não deve ser considerada como anúncio de oferta no Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer outra jurisdição”, destacou a Petrobras no comunicado.

“Esta operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a geração de valor para os seus acionistas”, completo a Petrobras em nota.

Saída da Petrobras na BR Distribuidora

Em julho do ano passado, a Petrobras vendeu ações da BR Distribuidora, reduzindo sua participação na companhia de 71,25% para os atuais 37,5%. Como a participação da estatal ficou menor que 50%, a operação significou a privatização da antiga subsidiária de venda de combustíveis.

A operação ocorreu um mês depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estatais se desfaçam de subsidiárias sem a necessidade de aprovação pelo Congresso Nacional.

BR Distribuidora

A Petrobras Distribuidora é uma sociedade anônima de capital aberto, com sede na cidade do Rio de Janeiro, RJ, e uma ex-subsidiária da Petrobras que teve seu controle vendido em julho de 2019, apesar de a estatal ainda deter 37,5% das ações da companhia.

Fundada no dia 12 de novembro de 1971, atua principalmente no segmento de distribuição e comercialização de combustíveis derivados de petróleo, como óleo diesel, gasolina, QAV (querosene de aviação); biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel; além de lubrificantes, emulsões asfálticas e produtos químicos.

Está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 8 000 postos de serviços atualmente. Atualmente, a Petrobras Distribuidora é a maior empresa do setor de distribuição de combustíveis no Brasil, tendo como suas principais concorrentes a Ipiranga e a Raízen (joint venture formada entre a Shell e a Cosan).

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR