Parque eólico offshore em Portugal inicia operações hoje, 27 de julho

Roberta Souza
por
-
27-07-2020 20:17:35
em Energia Renovável
Parque eólico offshore em Portugal inicia operações hoje, 27 de julho Parque eólico offshore em Portugal inicia operações hoje, 27 de julho

A notícia foi divulgada pela EDP, que junto das empresas Engie e Repsol financiam o projeto WindFloat Atlantic

Projeto pioneiro em Portugal, a central eólica offshore inicia suas operações. Localizada ao largo da costa no norte de Portugal, o parque produz energia que é transportada até terra por um cabo submarino. O projeto chamado Windfloat Atlantic tem capacidade para abastecer 60 mil casas em um ano.

Veja ainda outras notícias:

O projeto WindFloat Atlantic é financiado por empresas europeias de energia como EDP Renováveis, Engie e Repsol e usa a plataforma flutuante desenvolvida pela Principle Power. Três turbinas com capacidade combinada de 25 megawatts serão conectadas, ajudando a aumentar a viabilidade econômica de parques eólicos flutuantes no mercado cada vez mais competitivo de energia renovável.

As turbinas flutuantes podem ter uma vantagem em relação às plataformas offshore tradicionais devido à instalação mais rápida. As turbinas em Portugal flutuam 100 metros acima do fundo do mar, uma profundidade cerca de dois terços maior do que a máxima possível para fazendas offshore fixas.

A Windfloat Atlantic já está plenamente operacional e a fornecer energia limpa à rede elétrica de Portugal.

Segundo a EDP, “Depois de ter sido realizada com sucesso a ligação da última das três plataformas ao cabo de alimentação que percorre os 20 quilômetros de distância que separam o parque eólico da estação instalada em Viana do Castelo, a construção do parque está completa”, de acordo com a companhia elétrica.

A EDP destaca que este é o “primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo e irá gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 60.000 utilizadores por ano, poupando quase 1,1 milhões de toneladas de CO2”.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos