Menu
Início Paraná e estado alemão se unem para promover investimentos em energia limpa e sustentabilidade

Paraná e estado alemão se unem para promover investimentos em energia limpa e sustentabilidade

6 de maio de 2023 às 13:14
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Paraná e estado alemão se unem para promover investimentos em energia limpa e sustentabilidade
Foto: Divulgação

O Paraná acaba de fechar um acordo com estado alemão com foco em investimentos em energia limpa e sustentabilidade, além de tratar a questão de dejetos de frangos e suínos.

Na última quinta-feira (4), o Paraná assinou um acordo de cooperação bilateral com o estado alemão de Mechenburg-Vorpommen, da região Nordeste do país da Europa. A cooperação é voltada para investimentos no setor de energia limpa, tecnologias ambientais e economia circular. Além da sustentabilidade, o acordo também está ligado à educação, esportes, cultura e parcerias entre municípios paranaenses e alemães.

Acordo entre Paraná e estado alemão também tratará a questão de dejetos

O tratado de investimentos no setor de energia limpa foi assinado virtualmente por Darci Piana, vice-governador do Paraná, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e pelo chefe de chancelaria do estado alemão, Patrick Dahlemann, na cidade de Rostock, na Alemanha.

Artigos recomendados

O acordo bilateral é fruto da visita da comitiva alemã ao Paraná no mês de janeiro. No evento, empresários da Alemanha vieram conhecer oportunidades de negócios no setor de energia limpa em Toledo, Sudoeste do Estado, uma das maiores criadoras de suínos e frangos do país.

Segundo Piana, os representantes do estado de Meckenburg-Vorpommen estiveram presentes em Toledo em uma proposta de se montar um consórcio para atender a questão de dejetos da produção de frangos e suínos em 17 cidades da região.

Investimento em sustentabilidade

Este foi o primeiro passo de um grande investimento em sustentabilidade que os empresários da Alemanha farão no Paraná. O vice-governador ainda ressalta que do acordo assinado na quinta-feira virão não apenas investimentos em energia limpa, mas também soluções para questões ambientais referentes à destinação dos dejetos na produção de frangos e suínos.

O Paraná já é o estado mais focado na sustentabilidade do Brasil e, com este acordo, avançará ainda mais para resolver o problema dos dejetos. O Estado abate cerca de 10 milhões de frangos por dia, atualmente e só o frigorífico inaugurado recentemente em Assis Chateaubriand abate 18 mil suínos diariamente.

Alemanha é referência mundial no uso de biodigestores na produção de gás

O Chefe da chancelaria de Meckenbur-Vorpommen, Patrick Dahlemann, ressaltou a capacidade das empresas alemãs e brasileiras de se ajudarem em acordos comerciais que tragam benefícios a ambos os lados.

Patrick afirma que a chancelaria está muito feliz em assinar este acordo de investimento em sustentabilidade com o Paraná, resultado das conversas que aconteceram em janeiro durante a visita. O acordo com foco na energia limpa vem acompanhado de uma série de conversas que estão acontecendo na Alemanha com cerca de 40 empresas brasileiras que vieram ao III Fórum de Desenvolvimento de Novas Parcerias Sustentáveis entre Meckenburg-Vorpommen e Brasil.

O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, ressalta que a Alemanha é referência mundial no uso de biodigestores na produção de gás. Esses equipamentos impulsionam a decomposição orgânica, extraindo dos dejetos gases que podem ser utilizados na indústria e outras atividades. Para Bekin, foi vista a oportunidade de juntar know-how da Alemanha com a produção de matéria prima do Paraná, principalmente na região de Toledo, grande produtora de suínos do país.

Paraná pode começar a produzir fertilizantes

Ainda segundo Bekin, a partir do acordo bilateral de investimentos em energia limpa, empresas da Alemanha podem fazer parcerias com cooperativas e outras empresas do agronegócio do estado para reduzir o impacto ambiental na produção de proteína animal.

Segundo o presidente da Invest Paraná, com esse acordo, o governo do estado está sendo um grande indutor para que os suinocultores do Estado e as empresas da Alemanha fecham parcerias com foco na destinação correta dos dejetos, gerando não apenas gases, mas também fertilizantes, evitando assim que o material orgânico deteriore o meio ambiente.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar