Início Para fortalecer o mercado de gás natural na BAHIA com ajuda do biometano, a Bahiagás abre Chamada Pública para comprar mais de 2 mil m³/dia

Para fortalecer o mercado de gás natural na BAHIA com ajuda do biometano, a Bahiagás abre Chamada Pública para comprar mais de 2 mil m³/dia

26 de maio de 2022 às 19:51
Compartilhe
Siga-nos no Google News
BahiaGás Biometano gas natural Bahia
BahiaGás abre chamada pública para utilização de biometano | fonte: BahiaGás

Companhia baiana quer aumentar a quantidade de fornecedores do combustível derivado do biogás

A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) lançou nesta quinta-feira (26) sua primeira Chamada Pública para aquisição de Biometano. O processo deve acolher manifestações de produtores locais interessados em compor a carteira de novos supridores da Companhia e que tenham capacidade de vender 2 mil m³ por dia.

A iniciativa deve fortalecer o mercado de gás natural não só na Bahia, mas também em todo o Brasil. Com a sua primeira Chamada Pública para o setor, a Bahiagás passa a ser parceira de grupos de distribuidoras locais que já iniciaram projetos voltados para a aquisição do combustível renovável.

Artigos recomendados

Para a Bahiagás, essa é uma forma de instigar o desenvolvimento socioeconômico do estado da Bahia, com incentivo ao estabelecimento e consolidação de uma cadeia produtiva de Biometano, a partir de diversas fontes, em sua área de concessão.

Ao lançar o Chamamento Público para aquisição, a Bahiagás acredita no aumento da confiabilidade no provimento e a competitividade do uso do gás como fonte energética no estado. O canal digital para as empresas interessadas está no próprio site da Companhia. Clique aqui para acessar.

Como o Biometano pode substituir o gás natural

O Biometano é um gás oriundo do biogás por meio de um processo de purificação que reduz os teores de gás
carbônico e água, e remove o gás sulfídrico, resultando num composto com mais de 90% de metano, e que possibilita usos semelhantes ao do gás natural. Por isso, pode ser injetado na mesma rede já utilizada pelas distribuidoras do gás natural.

O biogás, por sua vez, é produzido a partir de rejeitos orgânicos de atividades agropecuárias, industriais e do saneamento básico, através da decomposição por bactérias em biodigestores.

Números da Bahiagás

A Bahiagás está presente em 22 municípios. São mais de 65 mil consumidores, 1.086 km de rede canalizada e distribuição anual de mais de 5 milhões de m³/dia de gás natural.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes