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Olha a multa! Após meses de estudo, estado começa instalação de novos redutores de velocidade e redares

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/01/2025 às 12:59
Estado começa a instalar radares e redutores de velocidade após meses de estudos para aumentar segurança e reduzir acidentes em rodovias.
Estado começa a instalar radares e redutores de velocidade após meses de estudos para aumentar segurança e reduzir acidentes em rodovias.

Após dois meses de estudos detalhados, estado inicia a instalação de novos radares e redutores de velocidade. A medida abrange rodovias importantes com o objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas. Os equipamentos entram em operação em fevereiro, mas já provocam debates sobre segurança e fiscalização. Multas à vista?

Os motoristas que transitam pelas rodovias do Vale do Caí e da Serra Gaúcha devem ficar atentos a uma novidade que promete impactar diretamente a segurança e os bolsos: novos radares e redutores de velocidade estão sendo instalados em 15 pontos estratégicos da região.

A decisão, que busca reduzir os índices de acidentes, foi tomada após dois meses de estudos técnicos e análise de dados detalhados.

Onde serão instalados os equipamentos?

De acordo com a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), os controladores de velocidade serão distribuídos pelas rodovias ERS-122, RSC-453, ERS-240, RSC-287 e BR-470.

Ao todo, 25 novos equipamentos entre radares e redutores de velocidade estarão em funcionamento, com previsão de início das operações em fevereiro de 2025, embora a data exata ainda não tenha sido confirmada.

A ERS-122, uma das rodovias mais movimentadas da região, receberá a maior quantidade de dispositivos, com 10 pontos monitorados.

Os demais equipamentos estarão distribuídos pelas outras rodovias mencionadas, abrangendo trechos considerados críticos.

Estudos e justificativas

Conforme explicou o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, a decisão de instalar os controladores foi tomada após um minucioso estudo que identificou os locais de maior incidência de acidentes.

Durante o estudo, além de nossa avaliação técnica, ouvimos as instituições de segurança e as comunidades locais para definir os trechos mais urgentes, garantindo que a medida seja eficaz na prevenção de colisões e atropelamentos”, destacou.

Inicialmente, o contrato previa a instalação de controladores em apenas 10 pontos.

Contudo, após os testes e análises aprofundadas, decidiu-se ampliar o projeto, adicionando mais cinco pontos para cobrir áreas críticas, aumentando a segurança dos condutores e pedestres.

Quais trechos serão monitorados?

Confira abaixo os trechos que receberão os novos dispositivos, incluindo os limites de velocidade que deverão ser respeitados:

ERS-240

  • Dois redutores no quilômetro 7 (ambos os sentidos), com limite de 60 km/h.

RSC-287

  • Dois redutores no quilômetro 1 (ambos os sentidos), com limite de 40 km/h.

BR-470

  • Dois radares no quilômetro 226,2 (ambos os sentidos), com limite de 60 km/h.

RSC-453

  • Dois redutores no quilômetro 107 (ambos os sentidos), com limite de 50 km/h.
  • Dois radares no quilômetro 117 (ambos os sentidos), com limite de 60 km/h.

ERS-122

  • Dois redutores no quilômetro 10,8 (ambos os sentidos), com limite de 60 km/h.
  • Um radar no quilômetro 46,1 (sentido Caxias do Sul), com limite de 50 km/h.
  • Um radar no quilômetro 46,7 (sentido capital), com limite de 50 km/h.
  • Dois radares no quilômetro 50,5 (ambos os sentidos), com limite de 60 km/h.
  • Um radar no quilômetro 55,6 (sentido Serra), com limite de 60 km/h.
  • Dois radares no quilômetro 72,1 (ambos os sentidos), com limite de 60 km/h.
  • Dois radares no quilômetro 85,5 (ambos os sentidos), com limite de 60 km/h.
  • Dois redutores no quilômetro 92 (ambos os sentidos), com limite de 40 km/h.
  • Um radar no quilômetro 107,9 (sentido Vacaria), com limite de 60 km/h.
  • Um radar no quilômetro 136,2 (sentido Vacaria), com limite de 60 km/h.

Multas e responsabilidade

É importante ressaltar que, segundo a CSG, a responsabilidade pela emissão de multas por excesso de velocidade é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), e os valores arrecadados serão destinados ao governo do Rio Grande do Sul.

A concessionária enfatizou que todos os trechos contarão com sinalização adequada, conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Impacto na segurança

A implantação dos novos equipamentos tem como objetivo principal a redução de acidentes e o aumento da segurança nas rodovias da região.

Estudos indicam que a presença de radares e redutores contribui significativamente para a diminuição de infrações e da gravidade dos acidentes, especialmente em trechos com alto índice de colisões.

Com os novos dispositivos, espera-se uma queda no número de ocorrências, além de uma maior conscientização dos motoristas sobre a importância de respeitar os limites de velocidade.

Você acredita que a instalação desses radares vai realmente reduzir o número de acidentes? Ou os motoristas ainda precisam de mais conscientização para garantir a segurança nas rodovias? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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