Rodovias de São Paulo recebem 20 novos radares, com mais 25 previstos para breve! As operações começam entre 17 e 20 de janeiro. Descubra onde estão os equipamentos e como isso pode impactar sua segurança no trânsito. A medida promete reduzir acidentes, mas pode gerar polêmica entre os motoristas!
Você pode até pisar no acelerador, mas nas rodovias do interior de São Paulo, a pressa pode custar caro.
A instalação de novos radares promete colocar um ponto final nos excessos de velocidade e mudar a forma como os motoristas trafegam por algumas das vias mais movimentadas do estado.
A iniciativa, que já está em andamento, busca aumentar a segurança e reduzir os acidentes, mas será que vai agradar a todos?
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Conforme informações divulgadas pela EcoNoroeste, concessionária que administra diversas rodovias na região, 20 novos radares começarão a operar entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2025.
Essa novidade é parte de um pacote que prevê a instalação de 45 equipamentos no total, em trechos que registram altos índices de gravidade e fatalidade, previamente mapeados e aprovados pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e pelo DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem).
Onde estarão os novos radares?
Os equipamentos foram distribuídos estrategicamente em várias rodovias importantes do estado. A seguir, confira os detalhes sobre os locais e as velocidades máximas permitidas:
Rodovia Washington Luís (SP-310)
Em operação desde 10 de janeiro de 2025:
- Quilômetro 394+460m, Catiguá (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
- Quilômetro 424+270m, Cedral (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Em operação a partir de 17 de janeiro de 2025:
- Quilômetros 434+600m, 438+160m e 446+000m, em São José do Rio Preto e Mirassol (sentido capital-interior): 90 km/h para todos os veículos.
Em operação a partir de 20 de janeiro de 2025:
- Quilômetros 240+400m (São Carlos), 271+550m (Araraquara) e 390+290m (Catanduva): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326)
Em operação desde 10 de janeiro de 2025:
- Quilômetro 343+760m, Jaboticabal (sentido interior-capital): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Em operação a partir de 17 de janeiro de 2025:
- Quilômetro 363+510m, Taquaral (sentido capital-interior): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Em operação a partir de 20 de janeiro de 2025:
- Quilômetros 328+000m (Guariba), 343+960m e 351+900m (Jaboticabal): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
Rodovias SP-333 (Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil)
Em operação a partir de 20 de janeiro de 2025:
- Quilômetros 104+540m e 118+800m, em Jaboticabal (sentido Ribeirão Preto-Borborema): 110 km/h para leves e 90 km/h para pesados.
- Quilômetros 145+200m e 173+320m, em Taquaritinga e Itápolis: 100 km/h para leves e 80 km/h para pesados.
Por que esses locais foram escolhidos?
A escolha dos trechos para a instalação dos radares não foi aleatória.
Segundo a EcoNoroeste, os pontos foram definidos com base em estudos que identificaram áreas críticas com maior índice de acidentes graves e fatais.
A aprovação pela Artesp e pelo DER-SP garantiu a viabilidade técnica e legal da operação.
Além disso, os radares têm a função de educar os motoristas e prevenir acidentes, mais do que simplesmente gerar multas.
Contudo, a aplicação das penalidades ficará a cargo do DER-SP, que também será responsável por processar os registros e cobrar as infrações.
Ações previstas para o futuro
Os novos radares representam apenas uma parte do plano maior de modernização das rodovias.
O contrato de concessão da EcoNoroeste com o governo paulista prevê melhorias na infraestrutura viária, como duplicações, manutenção constante e aprimoramento da sinalização.
Essas ações visam garantir uma experiência mais segura e confortável para os usuários.
A segurança nas estradas é prioridade, mas os motoristas também precisarão redobrar a atenção e adequar seus hábitos.
Impacto na rotina dos motoristas
A notícia da instalação dos novos radares já está gerando debates entre motoristas e especialistas.
Enquanto alguns defendem que a medida é essencial para salvar vidas, outros criticam o que consideram um aumento da fiscalização punitiva.
Os dados, no entanto, são claros: a redução da velocidade em áreas críticas pode diminuir significativamente o número de acidentes fatais.
Resta saber se a conscientização dos condutores acompanhará a implementação dessa nova tecnologia.
Uma nova era nas rodovias paulistas
Com a operação desses novos radares, a promessa é de um trânsito mais seguro e controlado.
No entanto, é inegável que as mudanças exigirão maior comprometimento dos motoristas com as regras de trânsito. Afinal, a segurança nas estradas começa com escolhas responsáveis ao volante.
E você, o que acha dessa nova medida? Será que os novos radares vão, de fato, melhorar a segurança ou apenas gerar mais multas? Comente abaixo!
O que mata mais, velocidade ou a falta de câmeras nas cidades pra flagrar criminosos ? Qtos inocentes, muitos deles pais de família morrem diariamente com os constantes assaltos. Enquanto **** sao soltos aos milhares pra passear…..Excesso de trabalho talvez. O Estado não consegue dar conta da segurança do povo, mais proibe o armamento, porque será?,….mudando um pouco, é justo o INSS descontar vlrs do pgto do trabalhador durante muitos anos e não devolver, simplesmente desconsideram, isso é confisco ou roubo…., sim estou falando da revisao da vida toda, RVT. Engraçado né, onde está a Segurança Jurídica do STF….quando se perde a confiança no estado e no JURÍDICO, é sinal que o Brasil esta cada vez pior. O aposentado não consegue nem comprar remédio e nem se sustentar, qto mais viajar….a Ipocrisia no Brasil é disfarçada, vcs são a escória da sociedade, uma vergonha, estou errado?
Não estão preocupados com a segurança nas estradas e sim em arrecadar mais dinheiro com as multas.
A maior HIPOCRISIA é o cidadão criticar TD e sequer saber escrever uma palavra corretamente…É HIPOCRISIA MEU CARO, E NÃO *IPOCRISIA*…🤮🤮🤮🤮