1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Cientistas descobrem rachaduras no fundo do Oceano pacífico
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Cientistas descobrem rachaduras no fundo do Oceano pacífico

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/02/2025 às 00:26
Mistério no Oceano Pacífico: cientistas descobrem rachadura no fundo do mar que pode provocar terremotos e tsunamis; veja como esse fenômeno pode impactar o planeta!
Foto gerada pro IA/ Imagem meramente ilustrativa

Oceano Pacífico: rachaduras no fundo do mar intriga cientistas e pode causar impactos preocupantes. Entenda por que a terra está se abrindo e quais são os possíveis riscos!

Um estudo conduzido por cientistas do Canadá e da Turquia revelou um mistério intrigante no Oceano Pacífico: rachaduras no fundo do mar que podem mudar a compreensão sobre o comportamento das placas tectônicas. A pesquisa indica que essas placas, incluindo a Placa do Pacífico – a maior da Terra –, não são tão rígidas quanto se pensava. Em vez de permanecerem estáveis até atingirem as zonas de subducção, onde uma placa mergulha sob a outra, elas já começam a se deformar muito antes desse processo. Essa descoberta desafia teorias anteriores e levanta questões sobre possíveis impactos geológicos e ambientais na região.

Terra se abrindo no fundo do oceano pacífico pode gerar impactos

Publicada no Advancing Earth and Space Sciences, a pesquisa dos cientistas analisou quatro grandes platôs submarinos (Ontong Java, Shatsky, Hess e Manihiki) e encontrou rachaduras no fundo do mar, falhas e sinais de que essas regiões estavam “esticando” enquanto viajavam pelo oceano.

Contudo, os cientistas acreditavam que as placas eram rígidas enquanto circulam pelo oceano e esse tipo de deformação só aconteceria quando ela estivesse perto de se colidir ou mergulhar sob a outra, contudo agora há terra se abrindo no fundo do oceano pacífico.

Com a terra se abrindo no fundo do oceano pacífico, os autores do artigo acreditam que essas áreas dos platôs danificadas são mais frágeis visto que possuem uma crosta mais grossa. E mesmo estando a milhares de quilômetros de distância, elas sentem o “puxão” das zonas de subducção.

Esses movimentos bruscos, que geram rachaduras no fundo do mar, aumentam o risco de terremotos e tsunamis em regiões costeiras.

Contudo, muito menos intensos do que aquele nas zonas de subducção, que acontecem no Japão, por exemplo. Além disso, a chance de um tsunami é muito baixa, apesar de possível, visto que esses fenômenos são um mistério no oceano pacífico, muito longe das regiões habitadas.

Entenda por que a terra é o único planeta com placas tectônicas

Agora que já entendemos o mistério no Oceano pacífico, é importante lembrar que as placas tectônicas são cruciais para manter a formação de cadeias de montanhas, terremotos e o movimento de continentes, além de ter gerado condições fundamentais para a vida terrestre. Contudo, nenhum outro planeta possui placas tectônicas atualmente.

Segundo o geodinamicista da Penn State, Bradford Foley, ainda não se sabe ao certo porque só a terra possui placas e, acha que isso ainda é considerado um dos grandes problemas não resolvidos da geofísica atualmente. A litosfera terrestre, composta pela crosta e pelo manto superior rígido, é dividida em cerca de 15 placas que estão em constante movimento.

Essas placas se descolam, colidem e se afastam de forma contínua, apesar dos cientistas não saberem exatamente como a litosfera foi fragmentada, certos aspectos da geologia da Terra sustentam o funcionamento desse mecanismo.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
55 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberto de Oliveira
Roberto de Oliveira
12/02/2025 20:59

Tem algumas frases de péssimo entendimento que diz que “as placas se movimentam pelo oceano”. Sem noção ou má tradução. Declaração meio perturbadora é afirmar que só a Terra tem placas tectônicas e NADA científica pois, desconheço pesquisas desta natureza em outros planetas do nosso sistema planetário e muito menos de outros. Porque afirmar uma coisa com esta “certeza”?

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x