1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Obras de gasoduto submarino para escoar a produção de gás natural do pré-sal que deve acontecer no governo Lula
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Obras de gasoduto submarino para escoar a produção de gás natural do pré-sal que deve acontecer no governo Lula

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 23/03/2023 às 16:44
Gasoduto submarino offshore pré-sal
Pipe Laying Ship, Qatar 2009

Sem infraestrutura, o Brasil é forçado a reinjetar 50% do gás natural que extrai do pré-sal atualmente

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a PPSA (Pré-Sal Petróleo SA) iniciará a construção e transporte de gás natural do pré-sal para a costa brasileira. O objetivo final é diminuir a necessidade do Brasil de importar matérias-primas para a produção de insumos como fertilizantes.

No encerramento da reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) de sexta-feira (17), ele anunciou que a Casa Civil está formulando uma medida provisória para aumentar a oferta de gás natural no país; no entanto, ele não especificou o papel do Estado nessa empreitada.

Vídeo: Debate sobre os caminhos do pré-sal

5° Fórum Técnico da PPSA | Caminhos para o escoamento do gás natural do Pré-sal – VIA EPBR

Espera-se que as oportunidades de construção de gasodutos aumentem graças ao PPSA. O objetivo é não deixar o Brasil ser prisioneiro das petrolíferas, tanto da Petrobras quanto de outras petrolíferas nacionais, declarou o ministro ao final do lançamento do Complexo Renovável Paraíba da Neoenergia, em Santa Luzia.

O presidente Lula participou do evento sobre o pré-sal

Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estivesse presente ao evento, ele partiu sem se dirigir à mídia.
Como atualmente não há infraestrutura de gás que possa transportar o gás do pré-sal para a costa brasileira, cerca de metade dele deve ser reinjetado.

Cerca de 25 bilhões de metros cúbicos foram reinjetados em 2022, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Mesmo assim, foi dito em outro evento que o Brasil precisa licenciar novas fronteiras exploratórias porque o pré-sal está se esgotando esta semana.

Além disso, o ministro afirmou ter convidado Bruno Eustáquio, ex-secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, para ser seu chefe de gabinete ou assessor parlamentar. Mesmo agora, ele não mostrou nenhum sinal de resposta.

Sobre a Pré-Sal S.A

Pré-Sal S.A. é uma empresa estatal brasileira criada em 2013 com o objetivo de gerir a exploração e produção de reservas de petróleo e gás na camada pré-sal da plataforma continental brasileira. A camada pré-sal é uma formação geológica localizada na costa brasileira e que se estende por uma área de mais de 149 mil km², onde se estima que existam grandes reservas de petróleo e gás natural.

A Pré-Sal S.A. é responsável por conduzir atividades de exploração e produção de petróleo e gás na camada pré-sal, além de gerenciar os contratos com as empresas autorizadas a explorar e produzir na área. A empresa também é responsável por garantir o cumprimento das regulamentações brasileiras, as normas ambientais e as políticas de segurança e saúde no trabalho.

Via Poder 360

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos