O primeiro avião totalmente elétrico se prepara para voar; aeronave tem alcance impressionante com uma única carga de suas gigantes baterias de íon lítio

Flavia Marinho
por
-
20-05-2021 10:07:29
em Energia Renovável
avião elétrico - eviation - motor elétrico - avião elétrico - bateria ion lítio Alice – avião totalmente elétrico / Fonte Eviation

Iniciaram-se os preparativos para os testes dos primeiros voos do avião de luxo totalmente elétrico que são detentores de enormes baterias de íon lítio

A empresa israelense Eviation se uniu à fabricante de motores elétricos magniX, com sede na Austrália, para produzir Alice — um avião elétrico de luxo, alimentado por três Unidades de Propulsão Elétrica MagniX. Alice agora está oficialmente se preparando para ir aos céus com suas gigantes baterias de íon lítio!

Leia também

Alice possui especificações impressionantes, especialmente considerando que é pioneira no campo de aeronaves elétricas, com um alcance de 814km, alimentado por uma enorme bateria de íons de lítio de 820 kWh, que, a 3.720 kg, é responsável por 60% de toda a carga útil da aeronave.

Conheça Alice, o avião de luxo totalmente elétrico

O interesse pelo avião elétrico é compreensivelmente alto

O mais novo avião elétrico é perfeito para voos de curta distância, que compõem a maioria dos voos que ocorrem ao redor do mundo. As viagens aéreas compõem 2,5% das emissões globais de dióxido de carbono. Sendo assim, Alice não libera emissão durante viagens e, quando liberada, será o avião mais ecológico do mercado.

Em outubro de 2019, a Eviation reportou pedidos para mais de 150 aviões elétricos Alice de apenas duas empresas. Cada unidade de Alice seria vendida a um preço estimado de US$ 4 milhões. A Eviation, inicialmente, planejou duas versões de Alice: uma não pressurizada, destinada ao táxi aéreo (portanto um modelo mais barato), e uma pressurizada para voos estendidos.

Por enquanto, o avião elétrico só está funcionando em um modelo, a pressurizada Alice Commuter. Alice oferece uma experiência incomparável, capaz de cruzar a velocidades de 407 km/h. A aeronave de luxo tem menores custos de manutenção e funcionamento. Isso resulta em um preço mais baixo por voo do que um avião movido a combustível.

O avião elétrico será disponibilizado pela primeira vez nos Estados Unidos e na UniãoEuropeia

Feita com materiais compostos para reduzir o peso o tanto quanto possível, o avião elétrico será disponibilizado pela primeira vez nos Estados Unidos e na União Europeia. Como observado acima, estima-se que as entregas comecem em 2024, com um preço de US$ 4 milhões.

Eviation está convencido de que “o futuro do transporte é elétrico”, então Alice abrirá caminho para todos os outros.

O mais novo avião elétrico redefinirá a mobilidade aérea e iniciará uma nova era de soluções de transporte: luxuosa, mas econômica e, talvez, tão importante quanto sustentável. ” Alice não é um grande avião que conseguimos fazer elétrico. É um ótimo avião porque é elétrico”, diz Eviation. Vamos esperar que chegue o dia em que possamos falar sobre Alice no presente tempo, sem pensamentos e estimativas desejadas.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.