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O novo Fiat Fastback Híbrido chega com melhorias no desempenho e uma proposta de economia de combustível para o público brasileiro

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 12/11/2024 às 02:37
O novo Fiat Fastback Híbrido chega com melhorias no desempenho e uma proposta de economia de combustível para o público brasileiro
Especialistas comentam se o novo Fiat Fastback Híbrido é realmente econômico e traz melhorias no desempenho (Imagem: Reprodução)

Especialistas comentam se o novo Fiat Fastback Híbrido é realmente econômico e traz melhorias no desempenho

O novo Fiat Fastback Híbrido é o primeiro carro híbrido da Fiat no Brasil, mas será que ele entrega o que promete em termos de economia e desempenho? A equipe da Auto Super foi atrás dos detalhes para responder às dúvidas de muitos consumidores e o CPG ouviu os especialistas do canal para trazer uma análise completa sobre o lançamento.

O novo Fiat Fastback Híbrido, disponível nas versões Impetus e Audace, surge com o objetivo de adequar a Fiat às novas normas de emissões do Proconve L8, que entram em vigor no próximo ano.

Esse modelo chega com um motor elétrico de 3 kW integrado ao motor a combustão 1.0 turbo, de 130 cv (etanol) e 125 cv (gasolina). O preço inicial do novo Fiat Fastback Híbrido gira em torno de R$ 161.199. Mas será que esse motor elétrico realmente faz a diferença no consumo e na experiência de direção?

Desempenho do novo Fiat Fastback Híbrido

Ao analisar o novo Fiat Fastback Híbrido, os especialistas da Auto Super destacaram que o motor elétrico de 3 kW não traciona o carro diretamente.

Em vez disso, ele auxilia o motor a combustão, substituindo o motor de arranque e contribuindo para uma partida mais suave e eficiente. Na prática, isso se traduz em uma experiência de condução mais agradável e silenciosa, especialmente em trajetos urbanos.

O novo Fiat Fastback Híbrido ainda conta com um sistema start-stop otimizado, permitindo uma resposta mais rápida e suave, ideal para o trânsito intenso das cidades.

Durante os testes, a equipe percebeu uma melhora na suavidade do funcionamento do motor 1.0 turbo, mas a potência geral permanece a mesma, já que o motor elétrico não é responsável pela movimentação direta do veículo.

Embora o motor elétrico de 3 kW melhore a resposta inicial e reduza o famoso “delay” do turbo nas saídas, os especialistas alertam que a Fiat poderia ter avançado um pouco mais, adotando um sistema de eletrificação mais robusto, como o que encontramos em modelos de marcas como Mercedes-Benz.

Consumo: novo Fiat Fastback Híbrido é econômico?

De acordo com a Fiat, o novo Fiat Fastback Híbrido pode oferecer uma economia de até 12% no consumo de combustível em comparação ao modelo tradicional com motor 1.0 turbo.

Esse dado parece promissor, mas durante o teste, a equipe da Auto Super observou que o consumo médio ficou em torno de 5,1 km/l com etanol, valor que ainda precisa ser melhor analisado em um período de uso mais longo.

O sistema híbrido leve do novo Fiat Fastback Híbrido utiliza a energia recuperada das frenagens e do próprio motor a combustão para recarregar a bateria.

Esse processo permite uma operação mais suave, mas ainda não alcança os níveis de economia de um híbrido completo. Ainda assim, esse sistema promete vantagens para quem circula em áreas urbanas, onde o carro enfrenta constantes paradas e retomadas.

Nos testes iniciais realizados pela equipe da Auto Super, o novo Fiat Fastback Híbrido registrou um consumo médio de cerca de 5,1 km/l com etanol em trechos urbanos, resultado inferior ao indicado pelo Inmetro.

Essa diferença pode ser atribuída às condições específicas do teste, como o trajeto curto e o trânsito pesado. O sistema híbrido leve do Fastback não traciona o carro diretamente, apenas auxilia o motor a combustão, principalmente nas partidas e retomadas, o que limita a economia de combustível.

Já o Inmetro, que realizou medições controladas, reportou números mais altos: com etanol, o Fastback híbrido faz 8,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada; com gasolina, alcança 12,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

Design e melhorias

Externamente, o novo Fiat Fastback Híbrido recebeu alguns retoques sutis que reforçam a identidade visual do modelo híbrido.

As versões híbridas contam com a opção de uma nova cor exclusiva azul, além de acabamentos em Black Piano na dianteira e nas rodas diamantadas de 18 polegadas. A grade frontal e o logotipo Fiat em cinza fosco também são detalhes que diferenciam essa versão híbrida.

No interior, o novo Fiat Fastback Híbrido oferece uma central multimídia de 10,1 polegadas com navegação nativa e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Também são encontrados carregamento por indução, entradas USB e USB-C e sistema de ar-condicionado automático de uma zona.

No entanto, a Fiat deixou de incluir alguns recursos de segurança que seus concorrentes já oferecem, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e seis airbags, com o modelo dispondo apenas de quatro airbags.

Vale a pena o novo Fastback?

Os especialistas da Auto Super concluíram que o novo Fiat Fastback Híbrido é uma boa opção para quem busca um carro com economia moderada e deseja se beneficiar das isenções fiscais para veículos híbridos em algumas cidades.

A Fiat acertou em trazer uma versão híbrida para atender às novas regulamentações ambientais, mas ainda há espaço para melhorias, especialmente na inclusão de recursos de segurança e na ampliação da capacidade do motor elétrico.

O novo Fiat Fastback Híbrido é mais eficiente no uso urbano e proporciona uma condução mais suave, mas o impacto no consumo ainda precisa ser melhor analisado para determinar se realmente oferece uma economia significativa.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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