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O novo caminhão da Scania: Tecnologia brasileira movida a gás e autonomia para 900 milhas

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 14/07/2023 às 14:06
novo caminhão da Scania
FOTO: novo caminhão Scania X-gás

Uma das empresas líderes na transição para um setor de transportes mais sustentável, está revolucionando o mercado ao anunciar a produção de um projeto pioneiro no Brasil, o novo caminhão da Scania.

O Scania X-gás, o primeiro caminhão brasileiro movido a gás natural veicular e/ou biometano, com uma autonomia impressionante de 900 km. Além disso, a Scania confirma que, ao longo de 2024, será lançada outra opção para a família de caminhões a gás: um motor de 460 cavalos de potência. 

Com essas inovações, a Scania pretende mudar o perfil do transporte sustentável no país, oferecendo soluções eficientes e amigáveis ​​ao meio ambiente. Neste artigo, explicaremos em detalhes o novo caminhão da Scania, suas características técnicas, benefícios e a visão da empresa em relação à transição para um sistema de transporte mais sustentável.

O novo caminhão da Scania X-gás

O Scania X-gás é um modelo G 410 8×2, com chassi rígido, que representa uma verdadeira revolução no transporte rodoviário brasileiro. Seu motor possui impressionantes 410 cavalos de potência e um torque de 2.000Nm, tornando-se o propulsor mais potente na categoria 8×2. 

Com uma distância entre-eixos de 6.950mm, o caminhão tem capacidade para acomodar 16 cilindros de gás, oito de cada lado, nas laterais da longarina. São oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito com capacidade de 95 litros, totalizando um volume impressionante de 406 metros cúbicos de gás. 

Essa capacidade é fundamental para a autonomia do veículo, permitindo que ele percorra cerca de 900 km sem a necessidade de reabastecimento.

Flexibilidade e capacidade de carga

O Scania X-gás oferece uma excelente flexibilidade para o transporte de carga. Com sua capacidade de carregar até 30 paletes, o caminhão atende às regulamentações, podendo ser utilizado com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado 6×2 mais um reboque) com capacidade de até 56 toneladas, ou na configuração de rodas 8×2 com um peso bruto total combinado (PBTC) de 29 toneladas. 

Essa versatilidade permite que o caminhão seja utilizado em diversas aplicações, desde o transporte de cargas pesadas até o abastecimento de áreas urbanas.

Atendendo às demandas dos clientes

Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, destaca a importância de ouvir as demandas dos clientes e adaptar-se às suas necessidades. Desde o lançamento do novo caminhão da Scania, linha de caminhões movidos a gás, a empresa tem recebido pedidos para uma opção com maior autonomia, especialmente para operações em rotas mais longas e que exijam maior flexibilidade no abastecimento. 

Com o Scania X-gás, essas demandas estão sendo atendidas, permitindo que os clientes ampliem suas possibilidades de transporte de forma mais sustentável. De tal forma, a Scania reconhece que a cadeia do biometano, um combustível 100% sustentável, também está se expandindo, embora em ritmo mais lento. 

A empresa tem sido pioneira nessa tendência desde 2014, estabelecendo parcerias com clientes, embarcadores e poder público

A Scania está comprometida em liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, reconhecendo que os veículos elétricos são o futuro. No entanto, a empresa acredita que a transição do modal diesel para o elétrico deve ser intermediada por soluções a gás, seguindo o exemplo europeu. 

No Brasil, a Scania tem sido pioneira na introdução de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano. Desde 2019, já foram vendidos 750 modelos, todos com motores Euro 6 desde a chegada da Nova Geração em 2018. 

Os novos caminhões da Scania movidos a gás são projetados desde o início para essa direção, não sendo meras externas do diesel para gás. Eles possuem garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente, oferecendo força semelhante aos caminhões a diesel.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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