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O maior caminhão do mundo! BelAz 75710 possui 20 metros de comprimento, capacidade para transportar 450 mil quilos e não foi superado até hoje

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/04/2024 às 21:32
Atualizado em 11/04/2024 às 10:05
O maior caminhão do mundo! BelAz 75710 possui 20 metros de comprimento, capacidade para transportar 450 mil quilos e não foi superado até hoje
Foto: SOS ENginer
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Conheça o BelAz 75710, maior caminhão do mundo capaz de transportar mais de 450 toneladas. O caminhão gigante, considerado o maior do mundo possui mais de 11 anos de mercado e nunca foi superado.

Neste artigo, exploraremos o BelAZ 75710, considerado o maior caminhão do mundo. Para você que já percorreu as principais rodovias do país, é improvável que tenha se deparado com esse colosso, tanto em potência quanto em dimensões, já que este gigante é utilizado exclusivamente no setor de mineração.

Maior caminhão do mundo, BelAz 75710 pode transportar até 450 toneladas

Produzido pela fabricante bielorrussa BelAZ, o caminhão 75710 possui capacidade para transportar 450 toneladas de cargas distribuídas em seus oito pneus. Além disso, o caminhão gigante possui 20,6 metros de comprimento, 8,16 metros de altura e 9,87 metros de largura. Contudo, a gente não vê esse colosso BelAz 75710 nas estradas por um simples motivo: ele é simplesmente gigante.

Antes de atingir a marca de 360 toneladas de peso total, o BelAZ 75710 é vendido desmontado. Este gigante não só acumula recordes pelo seu tamanho impressionante, mas também detém o título de possuir os maiores pneus do mundo, uma curiosidade que pode não ter passado pela sua cabeça até agora.

FERRAMENTAS – MERCADO LIVRE

FERRAMENTAS – MERCADO LIVRE

Embora não seja o caminhão mais caro do mundo, adquirir o BelAZ 75710 tem um preço elevado, custando cerca de US$ 7,5 milhões, o equivalente a aproximadamente R$ 38 milhões. Antes do surgimento deste veículo, que hoje tem um peso operacional total de 810 toneladas, outros modelos icônicos já haviam estabelecido marcos em termos de capacidade de carga.

Entre esses antigos recordistas está o Caterpillar 797 F, com um peso bruto total de 687 toneladas e capacidade de carga útil de 364 toneladas, medindo 14,8 metros de comprimento, 6,2 metros de altura e 9,75 metros de largura.

Caminhão gigante Belaz 75710 entrega até 2.300 cavalos

O caminhão gigante Belaz 75710 foi lançado em 2013 e a marca que o construiu Belaruski Autamabilnv Zavod foi fundada em 1948 e atualmente é um dos maiores fabricantes do mundo de grandes caminhões especiais, assim como outros produtos para o setor de mineração e construção.

Para transferir para o solo toda sua carga, o caminhão possui apenas dois eixos, ambos direcionais, cada um com quatro pneus, que são um recorde à parte, e pesam mais de 5 toneladas cada. A suspensão é independente para as rodas dianteiras e traseiras com cilindros hidropneumáticos de óleo e hidrogênio com volume de 125.8 L cada.

Para mover o maior caminhão do mundo, o trem de força une dois grandes motores a diesel e quatro motores elétricos. Os motores são do modelo MTU DD 16V4000 – 16 cilindros em V turbo intercooler de 65 litros. Estes são motores que também são utilizados em alguns navios, onde cada um gera uma potência máxima de 2.300 cavalos a 1.900 RPM, além de 950 kgfm de torque. 

Maior caminhão do mundo consome 13 L por km

O consumo de cada um dos motores do Belaz 75710 é enorme, com um gasto de aproximadamente 425L por hora de operação. Desta forma, o  maior caminhão do mundo conta com dois tanques com capacidade de 2.800 L cada. Com todo o seu peso, o veículo tem velocidade máxima de 64 km/h, mas normalmente atua na faixa dos 40 km/h. O consumo do modelo é de aproximadamente 13L por km.

Para resfriar os enormes motores, o sistema de refrigeração tem capacidade de 890 L, com sistema de pré-aquecimento para facilitar partidas a frio e também possui sistemas de lubrificação independentes para cada motor. Sua capacidade de frenagem também é impressionante, visto que cada roda dupla possui discos duplos refrigerados a óleo com pinças triplas em cada instalados nos eixos dos motores elétricos. 

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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