Menu
Início Noxis Energy pretende adicionar planta de produção de metanol cinza e verde na Refinaria de Pecém, no Ceará

Noxis Energy pretende adicionar planta de produção de metanol cinza e verde na Refinaria de Pecém, no Ceará

13 de janeiro de 2023 às 13:20
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
O projeto da companhia visa minimizar a necessidade de importação do produto e garantir uma produção nacional do combustível. A Noxis Energy quer utilizar a Refinaria de Pecém, no Ceará, para a instalação de uma planta de produção de metanol verde e cinza.
Foto: Governo do Ceará

O projeto da companhia visa minimizar a necessidade de importação do produto e garantir uma produção nacional do combustível. A Noxis Energy quer utilizar a Refinaria de Pecém, no Ceará, para a instalação de uma planta de produção de metanol verde e cinza.

Os planos da Noxis Energy para o futuro do seu projeto da Refinaria de Pecém, no Ceará, estão bastante otimistas. A companhia está com uma iniciativa de instalar uma planta de produção de metanol, tanto o verde quanto o cinza, no local. Dessa forma, a necessidade de importação do produto será minimizada, além de aproveitar o potencial de produção da área para investir no segmento no setor de combustíveis.

Nova planta de produção de metanol cinza e verde na Refinaria de Pecém marca estratégia da Noxis Energy de minimizar as importações do produto 

A Noxis Energy, que desenvolve a Refinaria de Petróleo de Pecém (RPP), no Ceará, está estudando a instalação de uma possível nova planta voltada para a produção de metanol na estrutura.

Artigos recomendados

O principal objetivo da companhia é substituir a importação do produto por uma produção nacional, utilizando do alto potencial da Refinaria de Pecém para isso, visto que atualmente 100% do produto consumido no país é importado.

A previsão é produzir tanto metanol cinza, oriundo do gás natural, quanto metanol verde, a partir da oferta futura de hidrogênio verde em Pecém.

As indústrias de biodiesel e plástico podem ser fortemente beneficiadas com a produção nacional de metanol na Refinaria de Pecém, visto que elas são as que mais utilizam o produto atualmente.

Além disso, o CEO da Noxis, Gabriel Debellian, diz que a companhia também mira no potencial do setor marítimo para os projetos dos próximos anos no mercado nacional.

A ideia é utilizar a sinergia de parte do maquinário da refinaria de petróleo para instalar uma planta com capacidade para produzir, num primeiro momento, entre 300 mil a 400 mil toneladas/ano de metanol cinza. Para isso, o gás precisa custar menos de US$ 5/MMBTU.

Preço atual do gás natural ainda é o principal desafio para a planta de produção de metanol da companhia na Refinaria de Pecém 

Gabriel Debellian destacou que o principal desafio enfrentado atualmente para o desenvolvimento do projeto da planta de metanol na Refinaria de Pecém são os altos preços do gás natural no mercado nacional.

Apesar disso, ele acredita que o mercado internacional pode apresentar uma variação maior nos valores ao longo da segunda metade da década, possibilitando assim preços mais viáveis para o projeto.

Além da importação de gás natural liquefeito (GNL), a partir do terminal que será construído pela Portocem no porto cearense, a Noxis também mira oportunidades de aquisição de gás natural junto à Petrobras e à Eneva, em Sergipe.

Durante o mês de dezembro de 2022, a Noxis Energy conseguiu a autorização da ANP para a construção de uma refinaria com capacidade de processamento de 100 mil barris/dia no Ceará.

A refinaria deve custar US$ 1,3 bilhão — sem a planta de metanol, sendo um grande projeto para os próximos anos na companhia.

No entanto, o potencial de produção de metanol na refinaria pode ser uma das grandes apostas da empresa nos próximos anos.

Conheça a Noxis Energy 

A Noxis Energy é uma empresa brasileira sediada na capital nacional do petróleo, o Rio de Janeiro. Fundada por profissionais com sólido conhecimento e experiência na gestão de refinarias, trading, logística e engenharia, a Noxis Energy trabalha principalmente no refino de petróleo utilizando as mais recentes tecnologias, em plantas instaladas em locais estratégicos ao longo da costa brasileira.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar