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Novo tipo de bateria de íons de lítio com um único eletrodo de cristal pode suportar mais de 20.000 ciclos de carga 

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 11/12/2024 às 17:49
Foto: Reprodução

Pesquisadores desenvolveram uma bateria de íons de lítio revolucionária com um único eletrodo de cristal, oferecendo durabilidade superior com mais de 20.000 ciclos de carga e descarga.

Uma nova geração de baterias de íons de lítio pode transformar o mercado de veículos elétricos nos próximos anos. Desenvolvida com um eletrodo de cristal único, essa tecnologia inovadora suporta mais de 20.000 ciclos de carga e descarga, mantendo 80% da capacidade original.

Para um veículo elétrico, isso pode significar alcançar incríveis 8 milhões de quilômetros antes de precisar de substituição.

O estudo por trás do recorde

Pesquisadores da Dalhousie University, no Canadá, realizaram testes extensivos por seis anos para avaliar o desempenho da bateria.

Usando um síncrotron ultra brilhante fornecido pela Canadian Light Source (CLS), eles analisaram o comportamento da bateria em escala microscópica sem precisar desmontá-la.

Os resultados apontaram que, mesmo após anos de uso, a bateria de cristal único manteve praticamente o mesmo estado de uma célula nova.

Segundo Toby Bond, cientista sênior do CLS, a tecnologia é um grande avanço: “Podemos observar como o material se comporta no nível atômico. A bateria com eletrodo de cristal único não apresentou rachaduras ou degradações significativas, o que é um marco impressionante.

As imagens mostram a degradação de um eletrodo típico de uma bateria de íons de lítio ao longo do tempo. Crédito da imagem: 
Journal of The Electrochemical Society  (2024). DOI: 10.1149/1945-7111/ad88a8

A comparação

A principal diferença entre o eletrodo convencional e o de cristal único está na estrutura do material. Em uma bateria comum, o eletrodo é composto por partículas minúsculas que se assemelham a flocos de neve compactados.

Sob estresse constante, essas partículas desenvolvem rachaduras, levando à pulverização do material e à perda de eficiência.

Já no eletrodo de cristal único, a estrutura é semelhante a um cubo de gelo, oferecendo maior resistência à expansão e contração causadas pelos íons de lítio. Essa característica é crucial para evitar o desgaste prematuro e garantir a longevidade da bateria.

Impacto no mercado de veículos elétricos

Atualmente, os padrões exigem que as baterias de veículos elétricos mantenham 80% de sua capacidade após oito anos de uso.

Porém, essa nova tecnologia promete durar muito mais do que o próprio veículo. Isso abre possibilidades para reutilizar essas baterias em sistemas de armazenamento de energia renovável, como em usinas eólicas e solares, após o fim de sua vida útil em EVs.

Precisamos que os veículos durem o máximo possível. Quanto mais eles forem usados, maior será a redução da pegada de carbono”, enfatizou Bond.

Um futuro sustentável e comercialmente viável?

A pesquisa, financiada pela Tesla Canada e pelo Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC), mostra que a tecnologia está próxima de se tornar uma realidade no mercado.

As baterias de cristal único já estão sendo fabricadas comercialmente e devem estar disponíveis nos próximos anos.

O estudo foi publicado no Journal of The Electrochemical Society, destacando o impacto potencial dessa inovação na sustentabilidade e eficiência do transporte elétrico.

Revolução no transporte e na energia

Com o avanço dessas baterias, os veículos elétricos podem finalmente superar desafios históricos de durabilidade e desempenho.

Além disso, a reutilização das baterias após o ciclo de vida dos veículos contribui para a economia circular, reduzindo o desperdício e promovendo uma maior adoção de fontes de energia limpa.

Essa tecnologia pode ser o marco que faltava para consolidar os veículos elétricos como protagonistas de um futuro mais sustentável.

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Orlando Visconti
Orlando Visconti
17/12/2024 18:14

Por enquanto o carro elétrico, seja da China ou da Tesla, ainda é um mico para quem quer usar em viagens. Só serve pra levar filho pra escola e ir à missa aos domingos. Além de muito caro é imprestável para longas distâncias.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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