A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz facilidades incríveis para os brasileiros! Saiba como fazer de graça!
Até 2032, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai substituir o atual RG e se tornará obrigatória em todo o Brasil. Com essa mudança, você se livrará da necessidade de portar cinco documentos diferentes, já que a nova carteira autoriza a entrada automática de brasileiros em oito países. “Adeus, papelada!” é o que muitos estão pensando.
Quais documentos serão substituídos pelo novo RG?
Não se preocupe, os documentos não serão revogados, mas agora estarão reunidos em um único lugar. A nova CIN contará com um QR Code que mostrará todos os números dos documentos e poderá ser acessada pela plataforma do governo, gov.br. Confira quais documentos estarão na nova carteira:
- Título de eleitor
- Carteira de trabalho
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Carteira de transtorno do espectro autista
- Registro Geral (RG)
Em quais países o novo RG liberará a entrada de brasileiros automaticamente?
A CIN facilitará a vida dos viajantes ao permitir a entrada automática em países do Mercosul. Para países fora do bloco, o uso do passaporte ainda será necessário. Veja os países do Mercosul que aceitarão a nova identidade:
- Nada de Egito! Obra em rodovia rende descoberta histórica: uma pirâmide com mais de 500 ANOS!
- Praias no estado de São Paulo estão contaminadas por cocaína e analgésicos! Veja quais
- EUA investiu uma fortuna na construção de um metrô, mas algo aconteceu, e ele foi abandonado em 1928, sem jamais ter sido concluído
- O incrível registro fotográfico histórico de um cavalo-de-pau offshore na Bahia para produção de petróleo
- Argentina
- Brasil
- Paraguai
- Uruguai
- Bolívia
- Venezuela (suspensa de todos os direitos e obrigações)
E também os países associados:
- Chile
- Colômbia
- Equador (em negociação para se tornar um estado pleno)
- Guiana
- Peru
- Suriname
Como solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e qual o prazo?
Para solicitar a primeira via da CIN, você deve comparecer pessoalmente ao órgão emissor do seu estado, assim como acontece com qualquer documento de identificação. Para isso, é necessário apresentar:
· Certidão de nascimento ou Certidão de casamento
· Menores de 16 anos precisam estar acompanhados de um representante legal
· CPF regularizado
Após a apresentação e verificação dos documentos, o órgão responsável validará seu cadastro no Gov.br e informará o prazo para a retirada da versão física da nova carteira.
O prazo para emitir a CIN é até 2032 , quando o documento se tornará obrigatório para todos. “ Então, é melhor correr e garantir a sua! ” Não deixe para depois, aproveite a oportunidade de estar atualizado!
A nova era da identificação
Com a nova Carteira de Identidade Nacional, você estará preparado para uma identificação mais prática e segura. A CIN não apenas simplifica o dia a dia, mas também representa um avanço significativo na forma como os brasileiros se identificam e se movem pelo mundo. Fique atento às atualizações e não perca a chance de se adaptar a essa mudança essencial!
Se nessa carteira não constar o sexo (que são apenas dois) eu não irei tirar.