Novo motor elétrico produzido em Portugal promete revolucionar o mercado automotivo. O novo propulsor funciona tanto de forma elétrica quanto híbrida.
Novas notícias estão deixando o setor automotivo entusiasmado. Trata-se do anúncio do começo da produção de um novo motor elétrico produzido em Portugal. A HORSE, divisão de soluções automotivas da Renault, deu inicio a produção de um novo propulsor compacto em sua fábrica em Aveiro, Portugal. Neste artigo vamos entender porque este novo motor elétrico pode mudar o mercado de elétricos.
Novo propulsor da HORSE entrega até 66 cavalos de potência
O novo motor elétrico produzido em Portugal foi desenvolvido para aplicações em veículos híbridos completos e híbridos plug-in, oferecendo de 49 kW (66 cv) e torque de 212 Nm (21,6 kgfm). No modo totalmente elétrico, ele permite que os veículos alcancem velocidades de até 130 km/h.
O novo propulsor foi desenvolvido para operar em conjunto com motores de combustão interna das séries HR12, HR16 e HR18 da HORSE. Sua configuração permite instalação entre o motor de combustão e a transmissão, suportando dois modos de operação, sendo totalmente elétrico e híbrido.
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Segundo Patrice Haettel, CEO da Horse, o novo motor elétrico produzido em Portugal reforça o compromisso da empresa em entregar sistemas de propulsão eficientes, utilizando as mais recentes tecnologias. Com seu design compacto, a capacidade de operar em modo totalmente elétrico, este novo propulsor poderoso e eficiente é ideal para vários tipos de veículos híbridos. Mais uma vez, a HORSE demonstra sua experiência como parceria ideal para seus clientes em suas jornadas de eletrificação.
Entenda o objetivo da HORSE com seu novo motor elétrico
No modo elétrico, o motor elétrico produzido em Portugal aciona diretamente as rodas do veículo. No modo híbrido, o novo propulsor trabalha em conjunto com o motor de combustão interna, contribuindo para a eficiência energética do sistema. Durante a desaceleração, o motor funciona como gerador, transformando energia elétrica em energia armazenada na bateria.
Para tornar a produção doo novo motor viável, a fábrica de Aveiro recebeu investimentos em quatro novas linhas de produção, permitindo a fabricação de até 160 mil unidades por ano. Uma das tecnologias implementadas é uma máquina de enrolamento com três cabeçotes, desenvolvida para otimizar a montagem do núcleo do motor.
A HORSE informou que as novas instalações e tecnologias foram desenvolvidas para atender à crescente demanda por sistemas de propulsão híbridos e elétricos, alinhando-se às mudanças no mercado automotivo global. Cada linha de produção foi projetada para etapas específicas, como a usinagem de componentes do motor (carcaça, eixo do rotor e ímãs) e a montagem final.
A estratégia reforça a posição da empresa como protagonista no setor de propulsão eletrificada, oferecendo soluções versáteis para atender às demandas de OEMs e consumidores finais. Com design avançado, desempenho impressionante e produção eficiente, o novo motor elétrico produzido em Portugal promete redefinir os padrões de veículos híbridos e plug-in no mercado global.
Planos da subsidiária da Renault para o mercado brasileiro
Em setembro, a HORSE anunciou um novo investimento de R$ 200 milhões para a nacionalização da produção de cabeçotes de motores em sua planta de São José dos Pinhais (PR).
Esse investimento reforça o compromisso da empresa com a expansão de sua cadeia de produção no Brasil, focando na produção 100% nacional do motor 1.3 turbo HR13, que começou em novembro de 2024.
Essa nova linha de produção será responsável pela produção de 210 mil cabeçotes por ano, utilizando um processo de fundição por gravidade, que proporciona maior eficiência e padrões elevados de qualidade. A HORSE também prevê a criação de 60 novos empregos até 2026 com a operação plena da linha.