Com o lançamento do motor 2.2 Turbodiesel em 2024, a Stellantis traz novidades para a Fiat Toro e o Jeep Commander, prometendo potência e economia. Essa mudança marca um passo importante para o grupo, que substitui o antigo 2.0 e amplia a capacidade dos modelos para enfrentar concorrentes.
O mercado brasileiro de picapes nunca esteve tão aquecido, e a Fiat Toro promete ser o centro das atenções em 2024.
A partir de janeiro, o modelo contará com o novo motor 2.2 Turbodiesel, que estreou recentemente na Fiat Rampage, uma picape de alta performance da marca.
Com isso, a Toro pretende marcar território e reforçar sua presença em um segmento competitivo, dando tchau ao motor 2.0 Turbodiesel, que vem sendo utilizado no Brasil desde 2015.
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A novidade também abrange outros modelos do grupo Stellantis, que seguirão os passos da Fiat para atualizar suas motorizações, como o Jeep Commander, que já anunciou a adoção do motor 2.2 na versão Overland.
O que muda com o novo motor 2.2 Turbodiesel?
A introdução do motor 2.2 Turbodiesel não é apenas uma atualização estética.
A Toro e o Commander terão agora uma unidade de força capaz de entregar impressionantes 200 cavalos de potência a 3.500 rpm e torque de 45,9 kgfm a partir de 1.500 rpm.
De acordo com a Stellantis, isso representa um aumento significativo em desempenho e eficiência, comparado ao antigo motor 2.0, e promete atender a um público que busca tanto robustez quanto economia.
A novidade, que deve chamar a atenção de entusiastas e especialistas do setor, chega para renovar o segmento de SUVs e picapes com motorização a diesel.
Segundo fontes ligadas à marca, o novo motor 2.2 oferece uma experiência de condução mais fluida, mesmo em terrenos irregulares, pois a força é distribuída de maneira equilibrada entre os eixos, o que também proporciona maior estabilidade e segurança ao volante.
Commander também se beneficia da inovação
O Jeep Commander, o SUV de sete lugares produzido em Pernambuco, é outro modelo que receberá o novo motor em 2024.
Após as férias coletivas de fim de ano, a Stellantis dará início à produção da nova versão Overland com o motor atualizado, mantendo a opção diesel apenas nesta configuração.
Assim como a Toro, o Commander contará com o câmbio automático de nove marchas e um diferencial 14% mais longo, fator que, segundo especialistas, auxilia na redução de rotação do motor em diferentes velocidades, aumentando a economia sem prejudicar a capacidade de tração 4×4.
Esse recurso, que também estreou na picape Rampage, oferece ainda uma melhor experiência em subidas e descidas íngremes, devido ao assistente de descida em rampa (Hill Descent Control).
Stellantis prepara terreno para a Titano 2026 com novidades mecânicas
A Stellantis já está com os planos delineados para o lançamento da Fiat Titano 2026, picape que será fabricada na Argentina e que também terá o motor 2.2 Turbodiesel em sua gama de versões.
Com previsão para o primeiro quadrimestre de 2025, o novo modelo será equipado com o mesmo motor 2.2, mas contará com uma atualização no câmbio automático, que passará de seis para oito marchas.
A opção manual de seis marchas continuará disponível, garantindo que a Titano atenda tanto quem prefere o câmbio automático quanto aqueles que priorizam a dirigibilidade manual.
Essa configuração será destinada às versões com tração 4×2 e 4×4, opções que têm sido tradicionais na linha da Fiat para o mercado latino-americano.
Conforme fontes internas da Stellantis, a intenção é manter a Titano alinhada às tendências de performance e economia, características altamente valorizadas pelo público da região.
Dúvidas cercam o futuro do Compass com motor diesel
Uma questão que permanece sem resposta envolve o Jeep Compass, outro modelo popular da Stellantis.
As concessionárias brasileiras já deixaram de aceitar encomendas para o Compass 2.0 Turbodiesel, o que gera incertezas sobre o futuro do modelo com motorização a diesel.
Caso o Compass receba o novo 2.2 Turbodiesel, especula-se que isso só ocorrerá na versão Limited, que manteria a motorização exclusiva para atender a uma demanda específica do público.
Até o momento, a Stellantis não confirmou se o Compass irá adotar o novo motor, deixando no ar uma possível reestruturação da linha a diesel da marca.
Esse possível ajuste pode refletir na estratégia de vendas e nas opções oferecidas ao mercado brasileiro em 2024.
Potência e economia a favor do consumidor
A adição do motor 2.2 Turbodiesel promete elevar o nível dos veículos Stellantis no Brasil e na América Latina.
Modelos como o Jeep Commander, Fiat Toro e a futura Titano representam a aposta da marca em oferecer veículos com motorização potente e eficiente, atendendo a consumidores exigentes que buscam não apenas força, mas também um consumo de combustível adequado.
O movimento de trocar o antigo 2.0 pelo motor 2.2 Turbodiesel marca uma fase de transição para a Stellantis no Brasil, onde a marca busca fortalecer sua posição no mercado de SUVs e picapes a diesel, um setor em crescimento.
Agora, resta saber como o público brasileiro responderá a essas mudanças e quais serão os próximos passos da Stellantis em sua jornada de inovação.
eu gostaria de comprar este carro amei eu gostaria muito de saber o valor do carro e gostaria de saber se é todo de couro por dentro que o carro seja de combustível e gasolina ok.
eu gostaria de comprar e que a entrega seja feita no máximo de urgência ok..
a cor é está que está aparecendo no carro agora ok….obrigado
Volta para escola, já pensou em deixar de ser **** funcional?
Eu tenho uma ranch 2023 turbo diesel,com certeza estou aguardando esse motor2.2 de 200 cavalos o carro e ótimo já tive uma Vulcano turbodiesel 2019 pramim atende muito bem tanto nas viagens com conforto e estabilidade e ótima pra estrada de chão,traz ótimo conforto também.
Tenho uma Volcano 2.0 Turbo Diesel e não troco por nenhuma outra, pois mantenho sempre as manutenções em dia, uso aditivo para tratamento do diesel devido ao biodiesel, troco filtros de combustível e de ar muito antes do prazo e ela faz 12,5 à 13,5 na cidade e até 19,0 na estrada; ela é modelo 2017 com 74.000 km. Essa 2.2 que está aí me parece uma ótima opção se fosse trocar, mas nenhuma outra marca oferece conforto, qualidade e economia como a Toro. Gosto muito da Montana, mas fica devendo na motorização, já que para ter motor diesel é necessário capacidade de carga de 1 tonelada.