Início Nova regulamentação do Inmetro para equipamentos de energia solar comercializados no Brasil torna critérios mais rigorosos e beneficia consumidores

Nova regulamentação do Inmetro para equipamentos de energia solar comercializados no Brasil torna critérios mais rigorosos e beneficia consumidores

10 de abril de 2022 às 09:12
Compartilhe
Siga-nos no Google News
regulamentação - Inmetro - energia solar - consumidores - equipamentos-de-energia-solar
Instalação de paineis solares – imagem: Pixabay/CADs

Nova regulamentação torna critérios para comercialização de equipamentos de energia mais rigorosos. Segundo o Gerente Comercial da UNICOBA, normativa do Inmetro vai aumentar nível de qualidade dos produtos e beneficiar consumidores

O novo regulamento para equipamentos de energia solar comercializados no Brasil publicado recentemente pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que estabelece novos requisitos obrigatórios para geração, condicionamento e armazenamento de energia em todos os produtos no mercado nacional, alterou de forma significativa o modo como o órgão vai exercer suas atividades de fiscalização. Essa iniciativa torna o mercado de energia solar mais rigoroso e beneficia consumidores e empresas que já atendem aos critérios estabelecidos pela portaria 140/2022, publicada no Diário Oficial da União. A normativa passa a valer a partir do dia 2 de maio.  

Principais novidades da nova regulamentação do Inmetro

Publicação Portaria Inmetro nº 140/2022: uma vitória para a fonte solar fotovoltaica – Reprodução/Youtube

“A nova portaria é uma grande vitória para todo o segmento de energia solar e, principalmente, para o consumidor final, que vai ter produtos fiscalizados por meio de regras de um órgão tão importante como o Inmetro. Não era claro quais empresas atendiam às normas técnicas, os níveis de segurança, resistência e outros requisitos”, destacou Caio Lentini, Gerente Comercial da UNICOBA.   

Entre as principais novidades da atualização da portaria, estão a apresentação do selo ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) de forma visível ao consumidor, a obrigatoriedade dos inversores híbridos conectados à rede e as inclusões dos inversores on-grid para baterias híbridas e baterias de lítio.  

Mesmo sabendo que a energia solar é uma fonte intermitente quando complementada por outras matrizes que utilizam baterias para conexão com a rede elétrica, antes da publicação da portaria, esse sistema não possuía nenhum tipo de regulamentação.   

“Agora, com a nova portaria, os usuários terão segurança em comprar equipamentos que possibilitem mais de uma fonte de energia, incluindo o armazenamento de energia por baterias híbridas ou de lítio, por exemplo. É um grande avanço para nos aproximar cada vez mais do aumento de geração de energia por fontes renováveis”, reforçou Caio. 

Baterias com vida útil de até 6.000 ciclos de carga e descarga

Além da medida representar um avanço significativo para o setor regulado e prezar pela qualidade, o sistema de energia solar nacional também passa a contar com mais segurança, já que, para atuarem no mercado nacional de energia solar, todas as empresas terão que seguir as normas impostas pelo Inmetro e as distribuidoras de energia terão que homologar as instalações com esses equipamentos.   

“As baterias de lítio ferro fosfato fabricadas pela UNICOBA sempre foram produzidas para ter vida útil de até 6.000 ciclos de carga e descarga e trabalhar com temperaturas de até 60ºC. Caso a rede elétrica apresente uma oscilação, os sistemas fotovoltaicos com baterias ajudam a estabilizar a rede e manter o atendimento ao consumidor. Agora, todas as fabricantes que atuam no país também têm que seguir a mesma exigência”, falou Lentini. 

Sobre a Unicoba 

A UNICOBA® é uma das maiores empresas de soluções de energia do Brasil. Fundada em 1973, a empresa desenvolve soluções de eficiência energética e armazenamento de energia, combinando extensa experiência em manufatura de eletrônicos com agilidade operacional para liderar os mercados clientes.

Presente em mais de 85% das maiores empresas do Brasil, a UNICOBA® conta com mais de 1.000 funcionários diretos e é reconhecida pela abordagem consultiva, de inovação e empreendedora nestas quatro décadas de operação. 

Sua sede está localizada em São Paulo/SP e possui duas plantas industriais (Manaus-AM e Extrema-MG) e parceria comercial com 2 escritórios na Ásia (Seul e Shenzhen).

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes