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Nova bicicleta elétrica promete substituir carros convencionais e revolucionar a mobilidade urbana

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/02/2023 às 17:35
Atualizado em 27/02/2023 às 02:23
Nova bicicleta elétrica promete substituir carros e revolucionar a mobilidade urbana
Foto: Divulgação/Mate

A Mate acaba de lançar uma bicicleta elétrica de carga que promete transformar a mobilidade urbana e até mesmo substituir alguns modelos de carros convencionais.

Com o preço dos carros elétricos subindo cada vez mais, milhares de pessoas estão esperando mais para comprar um carro ou até mesmo deixando a ideia de lado. Com foco neste público e sem desviar do conceito de sustentabilidade, a Mate lançou um protótipo de bicicleta elétrica.

Empresa cria bicicleta de carga ao estilo SUV com a promessa de substituir carros

Conceito mate SUV Bike elétrica – Divulgação

Esta é uma bicicleta elétrica de carga da Mate, empresa que passou por diversas transformações recentemente via investimento externo e nova administração. O modelo promete substituir os carros convencionais e atender a uma família seguindo uma tendência de mobilidade urbana mais “amiga” das bicicletas, como Copenhague, onde a empresa foi fundada.

A bicicleta elétrica da Mate será produzida e montada na Itália. Inicialmente, o modelo será comercializado na União Europeia e no Reino Unido. As bicicletas elétricas não são tão baratas quanto as convencionais, entretanto, perto de um carro elétrico ou a combustão, seu preço é muito acessível. Para aqueles que recebem em euro, por exemplo, o custo-benefício é ainda maior.

Além do valor do veículo em si, o custo médio por ano de se manter um carro passa de 7 mil euros na Europa. Enquanto isso, a estimativa é que a bicicleta elétrica da Mate seja a partir de 6.499. Já em uma conversão direta, aqui no Brasil os usuários teriam que pagar algo em torno de 36 mil reais. Ainda assim, continua sendo um preço menor do que um carro de entrada zero quilômetro.

Este modelo de bicicleta elétrica que promete mudar a mobilidade urbana conta com motor de 250W, uma autonomia de até 100 km com uma velocidade máxima de 25 km/h. A bicicleta que promete substituir o carro possui capacidade de 210 L e deve ser lançada na Europa em setembro deste ano. Ainda não há dados sobre exportação para o Brasil.

Opções mais acessíveis para mobilidade urbana

Para aqueles que não possuem condições de comprar a nova bicicleta elétrica da Mate, a Zehus, empresa fabricante de bicicletas elétricas da Itália, apresentou no início deste ano seu kit Bike+, que transforma bicicletas comuns em bicicletas elétricas e não exigem tomadas para serem carregadas. Com isso, o ciclista pode utilizar o kit para converter sua bicicleta em elétrica sem se preocupar com o descarregamento da bateria.

O melhor do kit de conversão de bicicleta é que o ciclista não precisará pedalar para gerar esta energia, visto que o equipamento recupera a bateria da bicicleta elétrica durante a frenagem.

Segundo a empresa produtora, ao gerar energia enquanto o usuário não está pedalando, o kit pode reduzir a fadiga em até 40%. Certamente, também é possível carregar o modelo na tomada, caso o usuário prefira utilizá-la no modo turbo. Em seu modo mais potente, o kit de conversão conta com uma autonomia de 35 km.

Qual a principal vantagem de uma bicicleta elétrica?

A bicicleta elétrica, também conhecida como e-bike, utiliza um motor elétrico integrado para proporcionar uma leve propulsão ao veículo. Existe uma grande variedade de modelos, alguns mais leves que atingem velocidades entre 20 km/h e 32 km/h, enquanto outros mais poderosos chegam a atingir até 45 km/h.

O principal benefício desse tipo de veículo em relação à bicicleta convencional é sua praticidade, permitindo que os usuários se locomovam pela cidade de forma rápida e eficiente, sem gerar muita poluição (temos o fator bateria para considerar).

Além disso, para aqueles que não têm limitações físicas ou desejam evitar chegar ao trabalho suados, a bicicleta elétrica desempenha uma função importante na mobilidade urbana, proporcionando independência em relação aos carros e à lotação do transporte público.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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