1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / No Rio Grande do Norte, a Repsol Sinopec realiza o primeiro teste em grande escala de um robô autônomo projetado para melhorar a produtividade em poços de perfuração de petróleo
Localização RN Tempo de leitura 4 min de leitura

No Rio Grande do Norte, a Repsol Sinopec realiza o primeiro teste em grande escala de um robô autônomo projetado para melhorar a produtividade em poços de perfuração de petróleo

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 24/03/2023 às 16:06
No Rio Grande do Norte, a Repsol Sinopec realiza o primeiro teste em grande escala de um robô autônomo projetado para melhorar a produtividade em poços de perfuração terrestre
default

O Projeto WellRobot® em Poço Escola está entrando em uma nova fase de desenvolvimento para melhorar um dispositivo potencialmente revolucionário para avaliar a segurança da perfuração de poços.

O Projeto WellRobot®, uma iniciativa de robôs autônomos desenvolvida pela Repsol Sinopec Brasil (RSB) em colaboração com a Ouronova, concluiu com sucesso seu primeiro teste em larga escala. O experimento foi feito em Macaíba, no Rio Grande do Norte, utilizando a infraestrutura Poço Escola, que inclui uma plataforma de perfuração onshore e um poço de 120 metros de profundidade e foi construído como parte do projeto Automud da RSB em colaboração com a Geowellex.

Este é um desenvolvimento significativo na tecnologia usada para inspecionar a segurança da perfuração de poços de forma autônoma. Sem intervenções significativas ou paradas de produção, o robô pode servir como um instrumento de conexão direta para o poço. O objetivo principal desta etapa é realizar testes da tecnologia em poços de completação a seco em terra ou em plataformas em águas rasas.

VÍDEO: Teste do Robô em Ação no Poço Escola, RN

Gerente de Pesquisa em Tecnologia do Poço da Repsol Sinopec, João Guandalini, destaca a importância da inovação aberta para a realização de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento do setor. “A parceria com grandes centros de pesquisa, aliada à integração entre os projetos, permite avançar em soluções cada vez mais promissoras para o setor”, afirma.

O P&A Assistant é uma ferramenta automatizada de análise de perfilagem de cimento de poço que está sendo desenvolvida pela RSB e Ouronova em conjunto com a WellRobot. O projeto TTILT desenvolveu um protótipo de sistema de perfilagem para avaliar a qualidade do cimento durante a inserção da coluna de produção em poços revestidos, fornecendo a base para esta solução (perfilagem através de tubulação). A PUC-Rio colaborou na primeira iteração do Projeto WellRobot e TTilt. Ao longo de seu desenvolvimento, essas tecnologias já receberam investimentos de R$ 35 milhões.

Ouronova e RSB trabalham juntos há quase três anos, e o último teste de campo Wellrobot e as primeiras descobertas do P&A Assistant provam que eles estão na mesma página.

Segundo Eduardo Costa, presidente e diretor executivo da Ouronova, em breve será levado ao mercado duas soluções inovadoras que possibilitem a avaliação da integridade de poços, de forma mais simples, rápida e barata.

Facilitando o compartilhamento de informações de poços de perfuração

O Projeto Poço Escola é responsável pelo primeiro poço-teste em tamanho real realizado por uma Companhia Internacional de Petróleo (IOC) no Brasil, permitindo testar e aprimorar novas tecnologias, além de auxiliar na formação técnica de alunos de diversas universidades brasileiras universidades e a formação de profissionais da indústria de petróleo e gás. Isso promove a comunicação e abre as portas para que novas ideias surjam, tornando a iniciativa uma força motriz por trás do progresso.

“Sustentabilidade atrelada à inovação é o que faz a Geowellex, em parceria com a RSB, desenvolver soluções de impacto para a indústria e a transição energética”, afirma Leonardo Montalvao, CEO da Geowellex. Essas soluções incluem identificação de fluidos em tempo real (GOLD Project) e previsão de litologia por meio de modelos de Machine Learning (Automud).

Perfuração sob pressão gerenciada (MPD) é um novo recurso que em breve será adicionado ao Projeto Automud para adequar a tecnologia à solução GOLD, que também foi criada em colaboração com a Geowellex. Esse método, comum no pré-sal, ajuda os perfuradores a manter um controle mais rígido da pressão no poço.

Uma tática baseada no uso de tecnologia e novas ideias para atender o setor offshore de petróleo e gás

A estratégia da Repsol Sinopec no Brasil, que acaba de completar 25 anos de forte trajetória e está focada no desenvolvimento sustentável do setor, inclui investimentos em tecnologia e inovação. Para isso, a RSB criou os projetos WellRobot/TTilt, Automud e GOLD com recursos da cláusula PD&I da Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos