A Sumitomo Chemical ganhou destaque nos últimos anos pelo seu investimento em energia eólica. A gigante japonesa é considerada hoje uma das empresas mais importantes no mundo quando se fala em química. No Brasil, a companhia trabalha mais focada na área de agricultura, nutrição animal e saúde ambiental. Por conta do seu ótimo trabalho no Brasil na sustentabilidade, ela foi internacionalmente reconhecida pelas suas ações em energia renovável e políticas ambientais.
Energia eólica: Sumitomo investe na sustentabilidade
A companhia japonesa ganhou o prêmio I-REC, certificado internacional de energia renovável, concedida pela Renewable Energy Certificate Standard. A entidade faz um trabalho de analise de empresas que possuem um trabalho forte na sustentabilidade ao redor do planeta. O complexo industrial da Sumitomo Chemical está localizado no em Maracanaú, no Ceará. Em 2020, a empresa renovou o seu projeto de matriz energética.
A companhia fez um contrato com a Enel Green Power, substituindo por energia renovável a sua demanda. Com isso, o complexo industrial passou a ser abastecido com incríveis 90% de energia eólica, com 10% sendo de termelétrica/hidroelétrica. A mudança é muito grande em comparação com o que era no passado. 65% eram hidroelétrica e 35% termelétrica. Com isso, o meio ambiente passará a sofrer muito menos com energias não renováveis.
- Bill Gates continua apostando na revolução das energias renováveis, desta vez com turbinas eólicas dobráveis, que são mais fáceis de transportar e montadas 10 vezes mais rápido que as convencionais
- Nova tecnologia converte dióxido de carbono em combustível de metano
- China pretende coletar energia solar no espaço e enviá-la para a Terra
- Hidrogênio verde ganha força em São Paulo: Estado investe R$ 32 milhões em centro inovador para liderar combate às emissões e impulsionar energia limpa
Política da empresa pensando no meio ambiente
A energia eólica fornecida tem a capacidade de geração de 2,150 MWh. Essa quantia é suficiente para suprir a demanda da Sumitomo Chemical. Pedro Tagliari, diretor de supply Chain e operações da empresa, afirmou que as mudanças na empresa, usando energia renovável, fazem parte da nova política de sustentabilidade de empresa: ”Um dos nossos objetivos é promover o conceito de sustentabilidade alinhado às estratégias do negócio, além de contribuir com a preservação de recursos naturais, oferecendo soluções responsáveis no trabalho que desempenhamos para a sociedade”.