Proposta é a maior de transmissão da Neoenergia em operação e, durante a obra, gerou mais de 2 mil empregos e benefícios socioambientais para a população local
Neoenergia acaba de começar a operação comercial da Linha de Transmissão Jalapão, LT 500 kV Miracema – Gilbués II – Barreiras II, que atravessa de Norte a Nordeste. Agora, tal linha é a de maior extensão da empresa, passando por Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, responsável por aumentar a malha de transmissão para expandir a troca de energia entre Norte e Nordeste, melhorando o escoamento da energia produzida na Usina Hidrelétrica Belo Monte (PA), a maior completamente brasileira.
Veja ainda:
- Técnico em Enfermagem requisitado por empresa de mineração de Belo Horizonte
- Previsão da Marinha se concretiza! Ciclone se forma em alto mar com ventos de velocidades superiores a 63 km/h
- USINA contrata para diversas vagas de emprego! Eletricista, instrumentista, operador de caldeira, assistentes e muito mais
“Com os nossos investimentos em Transmissão, contribuímos com o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro, auxiliando na segurança e confiabilidade do sistema para a expansão das energias renováveis. Além disso, geramos emprego e renda nas áreas onde atuamos”, afirma Fabiano Uchoas, diretor de Transmissão da Neoenergia.
A fim de melhorar a qualidade do serviço, a Neoenergia instalou bancos de capacitores em série com a LT 500kV Gilbués II – Barreiras II, ampliando a capacidade de escoamento em longas linhas, como a do Jalapão.
- Lula com a bola toda! Pesquisa mostra que MAIORIA da população aprova o comando do presidente do Brasil
- O país do imposto? Prepare-se porque compras na internet ficarão MAIS CARAS no Brasil! Estados anunciam alta no ICMS de encomendas internacionais e medida já tem data para entrar em vigor
- Goiás dispara na corrida por terras raras: mercado global projeta US$ 1 trilhão até 2030 e meta é dobrar 5.000 t/ano de ETR
- Elon Musk pode decretar o fim da Oi, Claro, Tim, Vivo e outras? Starlink constrói sua primeira constelação de satélites visando conectar celulares de todo o mundo
Melhorias para as regiões Norte e Nordeste
O projeto da Neoenergia trouxe benefícios econômicos e socioambientais para a população da região compreendida entre o Norte e o Nordeste. A Neoenergia solucionou, acompanhada pelo Ibama, um problema ambiental presente há mais de 5 anos, o que permitiu a recuperação do ecossistema do trecho.
Pedro Herrmann, gerente de implantação do projeto Jalapão da Neoenergia, reitera que “todas as ações estão alinhadas ao propósito corporativo da Neoenergia, de estimular o desenvolvimento sustentável nas nossas áreas de atuação. Geramos mais de 2 mil empregos no pico das obras, resolvemos o passivo ambiental e criamos uma estratégia para o reaproveitamento de estruturas e materiais”.
Aproximadamente 4 mil fundações de concreto de uma Linha inacabada foram retiradas. O material foi utilizado nos acessos às torres nos municípios atravessados pela Linha de Transmissão, melhorando as estradas. Além disso, com parte de outros materiais, foram compradas mais de 900 cestas básicas para doação.
Investimentos em Transmissão
A Neoenergia vem ampliando os investimentos em transmissão. A empresa tem mais de 5 mil quilômetros de linhas espalhadas na maioria dos estados brasileiros. Entre janeiro e setembro de 2021, ela destinou R$ 1,5 bilhão em investimentos ao setor. Dentre os seis projetos em licenciamento e construção, os dois últimos empreendimentos adquiridos ganham destaque:
Lote 2 do Leilão 01/2020, chamado Morro do Chapéu (BA, MG e ES), executado pela ANEEL em dezembro de 2020 – que prevê a construção de 1.091 km de Linha de Transmissão, ampliações de subestações e uma nova subestação.
Lote 04 do Leilão 02/2021 realizado pela ANEEL em dezembro de 2021 – que é constituído por uma subestação 500 kV Estreito, localizada no município de Ibiraci, no estado de Minas Gerais, e conta com três compensadores síncronos -300/+300 Mvar.
Em relação à Neoenergia:
A Neoenergia é uma companhia de capital aberto que atua no Brasil desde 1997, em 18 estados e no Distrito Federal. As suas distribuidoras atendem a mais de 15 milhões de clientes, correspondentes a mais de 37 milhões de pessoas.
Através do Instituto Neoenergia, ela realiza ações socioambientais que promovem o desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida das comunidades do Norte ao Nordeste que abrigam, sobretudo, pessoas mais vulneráveis. Participa, desde janeiro de 2021, do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão –, que engloba empresas que têm os melhores desempenhos em governança e sustentabilidade corporativa.