1. Início
  2. / Indústria
  3. / Navios de cruzeiros voltam atracar no porto do Rio de Janeiro, Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande e Cabo Frio; retomada da atividade promete 170 mil pessoas para aquecer a economia carioca neste Verão
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Navios de cruzeiros voltam atracar no porto do Rio de Janeiro, Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande e Cabo Frio; retomada da atividade promete 170 mil pessoas para aquecer a economia carioca neste Verão

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 16/12/2021 às 09:45
búzios - Rio de Janeiro - angra dos reis - ilha grande - Cabo Frio - cruzeiros - porto
Navio Cruzeiro Costa Fascinosa atracado no porto do Rio de Janeiro

Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá receberá 60 atracações de 25 navios, com aproximadamente 170 mil pessoas para movimentar a economia do Rio de Janeiro 

Suspensos no ano passado, em todo o Brasil, por causa da pandemia da Covid-19, os navios de passageiros (cruzeiros) voltaram a atracar no Porto do Rio de Janeiro e devem aquecer a economia carioca neste Verão. Durante a temporada de cruzeiros 2021/2022, iniciada no dia 1° de dezembro e com término programado para 11 de maio de 2022, o Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá receberá 60 atracações de 25 navios, com aproximadamente 170 mil pessoas.  

Leia também

Desde outubro, quando ocorreu a liberação dos cruzeiros pelo Governo Federal, a empresa arrendatária do terminal marítimo de passageiros, Pier Mauá, junto à Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária responsável pela administração do Porto do Rio de Janeiro, e outros parceiros internos e externos, providenciaram a estrutura e as medidas necessárias para atender aos protocolos rigorosos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).   

Os procedimentos de segurança determinados pela Anvisa incluem: apresentação, antes do embarque, do certificado de vacinação completa contra a COVID-19 e da testagem negativa (RT-PCR feito até 72h ou teste de antígeno feito até 24h antes); lotação máxima limitada a 75% da capacidade de passageiros; higienização das embarcações; espaçamento a bordo de 1,5 metros entre grupos diferentes; separação de cabines para isolamento de casos suspeitos; aprovação prévia dos protocolos de cada navio pela Anvisa; notificação diária da situação de saúde a bordo pela embarcação; entre outras ações preventivas.  

O Rio de Janeiro é o estado com maior quantidade de destinos para os viajantes de cruzeiros. Além da capital, Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande e Cabo Frio também recebem passageiros.

MSC Preziosa, Costa Fascinosa, Ocean Explorer, Celebrity Infinity, Celebrity Silhouette, MS Seven Seas Voyager são alguns dos transatlânticos que atracarão no Porto do Rio de Janeiro nesta temporada. 

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos