Após encerrar produção do UP!, Volkswagen põe mais de 2000 funcionários da sua fábrica em SP de férias coletiva

Flavia Marinho
por
-
19-04-2021 07:20:43
em Indústria e Construção Civil
Volkswagen - Ford - Gol - Voyage - Fox - SP - fábrica - LG - produção Funcionários em fábrica Volkswagen / Fonte: Reprodução Google

A multinacional alemã Volkswagen também pode encerrar fabricação do Gol, Voyage e Fox em sua fábrica de Taubaté, SP

Após a grande a saída da montadora Ford do país, tirando o SUV EcoSport e a família Ka de linha, a multinacional alemã Volkswagen, anunciou, na quarta-feira passada (07/04), o fim da produção do Up! na fábrica em Taubaté, e põe mais de 2200 funcionários da sua fábrica em SP, de férias coletiva entre 3 e 12 de maio.

Leia também

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a Volkswagen tomou essa decisão para implantar a plataforma de produção MQB, uma nova tecnologia usada pela multinacional alemã.

A entidade afirma, ainda, que o acordo para instalação da nova plataforma, feito em 2020, garante estabilidade de cinco anos nos postos de trabalho e a produção de um modelo exclusivo para a unidade.

A montadora afirmou, por meio de nota, que “a concessão de férias coletivas para os empregados da fábrica de Taubaté trata-se de uma parada técnica para manutenção das linhas de produção”.

A multinacional alemã Volkswagen também pode encerrar fabricação do Gol, Voyage e Fox

Após encerrar a fabricação do UP!, a fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) produz os carros de modelos Voyage e Gol, que também estão na mira da montadora, após muitos anos de estrada.

Até que a alemã decida se vai retirar também os veículos de linha no Brasil e produzir um novo veículo na fábrica, o que ainda não foi confirmado pela montadora, a fábrica de Taubaté da Volkswagen vai seguir com a produção de dois modelos: Gol e Voyage.

Em março, foram emplacados 11 mil carros da Volkswagen, entre Gol, Up! e Voyage, segundo os dados da Fenabrave. O Gol foi o terceiro carro mais emplacado no país, com 6,8 mil unidades; o Voyage teve 3,6 mil emplacamentos e o Up! apenas 563.

VOLKSWAGEN UP OKM ACABA PRODUÇÃO NO BRASIL! SERÁ O FIM DA VOLKSWAGEN? ENTENDA O PORQUÊ DE TUDOO!

Taubaté – SP sofre com a crise na indústria

Taubaté tem sido fortemente impactada pela crise na indústria em 2021. As multinacionais Ford e LG, que atuavam há anos na cidade, devem encerrar suas produções locais.

O primeiro anúncio foi da Ford, em janeiro, e cerca de 830 metalúrgicos devem perder os empregos na fábrica de motores da montadora. A montadora Ford anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas, no Brasil, em 2021. Ao todo, 5 mil empregos devem ser afetados em Taubaté, Camaçari (BA) e Horizonte (CE).

Na última semana, a LG também anunciou o fim da produção na fábrica de Taubaté (SP). A empresa sul-coreana decidiu encerrar as operações globais em celulares, no Brasil, produzidos exclusivamente na unidade, e transferir o setor de monitores e notebooks para a fábrica de Manaus (AM).

A saída da coreana deve gerar o fechamento de 700 postos de trabalho diretos, além de afetar a cadeia produtiva na região. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, três fornecedoras exclusivas da LG também devem encerrar as atividades com a perda da demanda da sul-coreana, causando a demissão de outras 430 pessoas.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe