Pedágios não aceitam mais dinheiro físico? Entenda as principais mudanças em pedágios brasileiros e como funciona o novo sistema de pagamento nas praças.
Pedágios não aceitam mais dinheiro físico? Desde setembro de 2024, algumas rodovias de São Paulo passaram a contar com pedágios equipados com cabines automáticas (ATMs) para pagamento. Essas cabines aceitam exclusivamente cartões de crédito e débito com tecnologia de aproximação (NFC), além de permitirem pagamentos via celulares ou smartwatches. Com a adoção dessa tecnologia, o uso de dinheiro em espécie não é mais aceito em determinados pedágios.
Entenda por que os pedágios brasileiros não aceitam mais dinheiro físico
Há, ainda, estradas que implantaram o sistema free flow, que utiliza o pagamento automático através de tag ou mesmo acerto posterior no site da concessionária da via. Isso sem contar as conhecidas cancelas automáticas que são liberadas para clientes de empresas de pedágio eletrônico, como Sem Parar e ConectCar.
Segundo a CCR, esses meios eletrônicos de pagamento já representam 85% do total de transações em 2024. Em 2020 esse percentual era de 56,3%. Desta forma, grande parte dos pedágios não aceitam mais dinheiro físico.
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Devido a esse crescimento, a meta da CCR é eliminar o pagamento em dinheiro em 2026 em todas as praças de pedágios brasileiros das 11 rodovias administradas pela empresa, entre elas a Anhanguera-Bandeirantes, Raposo Tavares (SP-270) e Castello-Branco (SP-280), localizadas no estado de São Paulo.
Segundo o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo, a sua meta onde os pedágios não aceitam mais dinheiro físico faz parte de uma agenda mais ampla do Grupo CCR de melhorar a experiência para o seu cliente. Os números mostram que há uma mudança no seu comportamento, e está incentivando esse movimento com inovação e tecnologia.
Iniciativas para o fim do dinheiro físico nos pedágios brasileiros
Os pedágios não aceitam mais dinheiro físico e a CCR já instalou 61 cabines de ATMs em suas rodovias federais, sendo 24 na CCR ViaSul (RS); 17 na CCR RioSP; 16 na CCR ViaCosteria (SC), e quatro na CCR ViaLagos (RJ), que foi a primeira concessão da empresa a receber a tecnologia, em 2021. Nestes pedágios brasileiros, as transações por meio do ATM saltaram de 2% para 35%.
No estado de São Paulo são 54 cabines automáticas em praças de pedágio. No sistema Anhanguera-Bandeirantes são 32 cabines e na Castello Branco, 22 postos de atendimento eletrônico.
Os pedágios não aceitam mais dinheiro físico, contudo é possível realizar o pagamento do pedágio pelo site da CCR caso o condutor não esteja nem com dinheiro, nem com cartão.
A partir do portal CCR Pagamentos é possível consultar débitos de passagens dos veículos pelos pedágios brasileiros tradicionais, pórticos de free flow e efetuar os pagamentos das passagens.
Consumidor se pronuncia sobre mudanças nos pedágios brasileiros
O editor Henrique Rodriguez descobriu essa facilidade por acaso. Segundo ele, estava com um carro de teste e esqueceu que o mesmo não tinha tag e acabou passando pela cancela automática, que liberou sua passagem. Em seguida, se informou com uma funcionária do pedágio sobre como proceder e ela o orientou a realizar o pagamento pelo site.
Anteriormente, o motorista recebia um boleto impresso que poderia ser pago em até 5 dias ou mesmo realizar o pagamento em uma praça de pedágio da mesma rodovia também com o mesmo prazo de cinco dias.
Procurada para esclarecer o ocorrido, a CCR confirmou que houve essa modernização no sistema de recebimento posterior com o objetivo de facilitar a vida dos condutores. Contudo, salienta que a passagem pelas pistas de cobrança automática, sem pagamento da tarifa, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração grave, passível de multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Tudo que facilite o trânsito é bem vindo!