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Motor 1.0 turbo do Hyundai Creta e HB20 perde potência com novas regras do Proconve L8 e deixa consumidores em dúvida!

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 17/01/2025 às 15:32
Motor 1.0 turbo do Hyundai Creta e HB20 perde potência com novas regras do Proconve L8 e deixa consumidores em dúvida!
O motor 1.0 turbo do Hyundai perdeu potência para atender às novas regras do Proconve L8, que exigem menos emissão de poluentes. Para isso, a Hyundai precisou ajustar a configuração do motor, sacrificando parte do desempenho.

Redução de potência na gasolina, mudanças no consumo e novas rotações máximas: veja como o motor 1.0 turbo do Hyundai foi ajustado para atender às exigências ambientais do Proconve L8.

Desde 1º de janeiro de 2025, o mercado automotivo brasileiro está ajustando os motores para se adequar ao Proconve L8, a nova legislação de controle de emissões. O impacto foi especialmente sentido no motor 1.0 turbo do Hyundai, presente no Creta, HB20 e HB20S, que sofreu reduções de potência e mudanças no consumo de combustível. Mas o que isso significa na prática? Vamos explorar!

O que é o Proconve L8 e como ele afeta os motores?

O Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) é um marco na legislação ambiental do Brasil. Ele exige que os motores de veículos emitam menos poluentes, forçando as montadoras a repensarem a configuração de seus propulsores.

Para atender às novas normas, as fabricantes precisam adotar tecnologias que controlam a emissão de gases. No caso do motor 1.0 turbo do Hyundai, isso resultou em ajustes que sacrificaram parte da potência, mas trouxeram pequenas melhorias no consumo em algumas situações.

Alterações no motor 1.0 aspirado e turbo do Hyundai

O motor 1.0 aspirado do HB20 e HB20S manteve sua potência de 80 cv no etanol e 75 cv na gasolina, mas com um pequeno aumento no torque a gasolina (de 9,4 kgfm para 9,6 kgfm). Essa mudança pode parecer mínima, mas o ganho de desempenho ocorre em rotações mais altas, exigindo mais esforço do motor.

Já o motor 1.0 turbo do Hyundai perdeu força quando abastecido com gasolina, caindo de 120 cv para 115 cv. Apesar disso, o torque de 17,5 kgfm permaneceu estável, entregando um desempenho razoável. Com etanol, a potência se manteve nos 121 cv. Para muitos, a redução pode parecer um retrocesso, mas ela foi necessária para equilibrar emissões e consumo.

Consumo de combustível: ganhos e perdas

Os modelos HB20 e HB20S aspirados apresentaram pequenas melhorias no consumo de etanol, fazendo 9,7 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Na gasolina, o consumo na cidade permaneceu em 13,4 km/l, enquanto na estrada aumentou ligeiramente para 15,4 km/l.

Já os modelos com o motor 1.0 turbo do Hyundai sofreram piora no consumo urbano, agora fazendo 9,2 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina. Na estrada, os números melhoraram, o que beneficia viagens mais longas.

O Hyundai Creta, conhecido por não ser o carro mais econômico, surpreendeu. Com etanol, o consumo subiu para 8,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Na gasolina, os números também melhoraram, marcando 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.

O que essas mudanças significam para os consumidores?

As alterações no motor 1.0 turbo do Hyundai são reflexo de um equilíbrio difícil entre desempenho e sustentabilidade. Para quem prioriza potência, a redução nos números pode ser decepcionante. No entanto, os ganhos em eficiência e o cumprimento das regras ambientais são um passo importante para o mercado automotivo.

Com as novas regulamentações, espera-se que as montadoras invistam mais em tecnologias que melhorem a eficiência dos motores sem sacrificar tanto o desempenho. Para os consumidores, isso pode significar modelos mais caros a curto prazo, mas com vantagens a longo prazo.

O motor 1.0 turbo do Hyundai, assim como outros motores afetados pelo Proconve L8, é um exemplo de como a legislação pode influenciar diretamente a engenharia automotiva. Apesar das perdas de potência, essas mudanças são essenciais para um futuro mais sustentável. A pergunta que fica é: estamos prontos para trocar um pouco de potência por um mundo mais limpo?

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João Assis
João Assis(@joaorassis)
Member
18/01/2025 10:34

Kkkkkkkkkkkkkkkk, rindo até estes números serem reais. Com etanol, mal consigo 6km/l no meu Creta 24/25 na cidade. Com gasolina uns 9 km/l. Na estrada até melhora, ainda que não hahasequer um posto de combustível decente em São Paulo.
Bem, com postos de propriedade do Pcc e seus laranjas , fica difícil combustível de qualidade.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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