Mineradora RMB inicia licenciamento ambiental do projeto de manganês no Pará. 2.500 novos empregos serão gerados

Mineradora – empregos – Pará – manganês Mineradora RMB/ Fonte: Portal Canaã

A mineradora vai investir na verticalização da produção de manganês para tornar o estado do Pará, o maior produtor de insumos para o agronegócio

A Recursos Minerais do Brasil (RMB), vai investir na verticalização da produção de manganês para tornar o estado, o maior produtor de insumos para o agronegócio. Empreendimento vai gerar cerca de 500 empregos diretos e mais 2 mil indiretos na região de Marabá, Eldorado do Carajás, Curionópolis e Parauapebas, no estado do Pará. Leia ainda esta notícia: Mineradora Vale abrirá 800 novos empregos com produto que polui menos, no Espírito Santo

Viabilização do projeto de manganês

O passo decisivo para implantação do empreendimento foi a assinatura de um Termo de Compromisso entre a mineradora e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado do Pará (Semas), que concedeu licenças prévia e de Operação – que atestam a viabilidade ambiental da pesquisa mineral com lavra experimental.

A mineradora assumiu o compromisso de entregar, em dezoito meses, Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para delimitar área de influência do projeto. Os estudos também irão definir mecanismos de compensação e mitigação em decorrência da implantação do empreendimento, conforme a legislação vigente.

Com o licenciamento ambiental em andamento, a mineradora estima obter a portaria de lavra nos próximos dois anos. Isso vai permitir o aporte de 50 milhões de dólares para implantação da mina, planta de beneficiamento e construção de fábricas para agregar valor ao minerário extraído no estado, gerando cerca de 500 empregos diretos e outros 2 mil indiretos, na região sudeste do Pará.

Investimentos da mineradora

Em seu plano estratégico, a mineradora pretende se consolidar como uma das principais empresas do segmento de manganês no país. Para isso, delineou uma audaciosa estratégia para desenvolver novos produtos à base do minério, como sulfato, hidróxido e carbonato de manganês, para atender o agronegócio, dependente da importação de insumos; além de briquetes concentrado com 45% de manganês destinados ao setor siderúrgico.

 “Nosso compromisso é implantar o empreendimento de maneira responsável, promovendo harmonia com meio ambiente e comunidades no entorno do projeto, sempre com um olhar voltado para a sustentabilidade, pois temos convicção da capacidade de desenvolvimento que um empreendimento desse porte pode oferecer para a região”, afirma Samuel Borges, CEO do Grupo RMB.

Borges destaca, que a mineradora tem investido pesado em novas tecnologias para desenvolver equipamentos e novos produtos do minério de manganês. Segundo ele, um dos fatores que pesou na decisão de verticalizar a produção de manganês no Pará se deve a sua forte ligação com estado.

Confira ainda esta notícia: Mineradora implantará megaprojeto de exploração de minério de ferro em Minas Gerais. Aportes podem chegar a 11 bilhões de reais e 6,2 mil empregos podem ser gerados

A mineradora SAM – Sul Americana de Metais (SAM), assinou um termo de compromisso que tem como objetivo o acompanhamento das promotorias públicas, do estado de Minas Gerais, no processo de licenciamento ambiental do megaprojeto de exploração de minério de ferro de baixo teor que a multinacional pretende implantar no Norte de Minas. O grande projeto pode receber investimentos de R$ 11 bilhões e 6,2 mil empregos podem ser criados.

O projeto da mineradora, no estado de Minas Gerais, tem previsão de gerar cerca de de 6,2 mil empregos diretos no pico da implantação, e 1.100 postos de trabalho na operação. A empresa do capital da China planeja a construção de um complexo de mineração, com um mineroduto, duas barragens de rejeitos e dois reservatórios de água na região, abrangendo quatro municípios: Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópólis.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe