Início Minas Gerais está mais forte que nunca na cadeia produtiva da mineração: Novos investimentos e negócios serão temas tratados pela IBRAM neste dia 27

Minas Gerais está mais forte que nunca na cadeia produtiva da mineração: Novos investimentos e negócios serão temas tratados pela IBRAM neste dia 27

27 de abril de 2022 às 08:44
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Minas Gerais está mais forte que nunca na cadeia produtiva da mineração: Novos investimentos e negócios serão temas tratados pela IBRAM neste dia 27 - Fonte: Pixabay
Minas Gerais está mais forte que nunca na cadeia produtiva da mineração: Novos investimentos e negócios serão temas tratados pela IBRAM neste dia 27 – Fonte: Pixabay




Nova Lima, cidade que está localizada no interior de Minas Gerais, deverá contar com um evento nesta quarta-feira, 27 de abril, em que  empresários de todo o país irão debater sobre as novas oportunidades de mineração na região.  O evento está previsto para acontecer de forma completamente online por volta das 14 horas. Um dos temas que devem ser abordados pelos empreendedores é sobre a geração de negócios e maior flexibilidade de parcerias. 

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) está sendo um dos responsáveis pela organização do evento previsto para acontecer nesta quarta-feira, 27 de abril, de forma online. Em suma, o evento está previsto para abordar sobre os relacionamentos de fornecedores de cadeias de produtividade da mineração ao mesmo tempo em que vai ampliar as alternativas de negócios para os solos de Nova Lima, cidade localizada no interior de Minas Gerais e que sempre esteve no foco de marcas mineradoras de pequeno  porte à porte maior. 

Nova Lima tem forte histórico de mineração, veja vídeo 

De acordo com o vídeo que foi publicado pelo canal do Youtube que Roger, a cidade de Nova Lima sempre teve um forte histórico de mineração, tanto que muitos brasileiros tiveram que se mudar para a região em busca de melhores oportunidades de vida para a família. Casas foram construídas há décadas com o intuito de obter o que o solo tinha a oferecer: os minérios. É uma das áreas mais promissoras da região e que promete movimentar de modo expressivo a economia. 

Artigos recomendados

Evento sobre mineração em Nova Lima vai atrair interessados em escala mundial

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG) afirma que o evento deve ser bastante promissor e que vai impactar a forma de ver a economia no estado de Minas, MG. Em suma, durante uma exposição que aconteceu no ano de 2007, há mais de uma década e meia, na capital do estado, Belo Horizonte, é estimada que mais de 300 exposições sobre o assunto tenham sido realizadas, enquanto cerca de 85 delas tinham cunho de estrangeiros. 

A mineração no Brasil afeta não somente a economia local como também mundial, e impacta diretamente na formação do Pib, Produto Interno Bruto. Atualmente, o estado está em segundo lugar quando se trata de exportação de minérios, contando com a faixa de 36% de todo o país, perdendo apenas para o estado de São Paulo que determina mais de 50% do mercado. Os demais fornecedores estão contando com uma fatia muito pequena, estando em apenas 14%.  

O consultor de Relações Institucionais da AMIG, Waldir Salvador de Oliveira, prestou entrevista e afirmou que é de suma importância que as empresas que fornecem equipamentos de proteção individual para os  trabalhadores da área de mineração  também vão para as regiões em que há a realização deste tipo de atividade. Deste modo, é cada vez mais possível que se realize a criação de empregos e movimentação de renda entre as empresas, ainda mais quando se está abrindo do setor de B2B, Business To Business. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Lima, Abner Henriques, afirma que a cidade de  Nova Lima já conta com boas políticas de mineração que fazem com que as políticas sejam sustentáveis para as pessoas que ali moram. Sem contar que todos os processos não burocráticos e instalação de empresas faz com que se tenha uma maior facilidade em realizar a movimentação da economia local ao criar novas marcas e parcerias. O fomento está sendo realizado pelo Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e um Plano Diretor.  Abner argumenta que a diversificação econômica é mais que essencial. 


Relacionados
Mais recentes