O Mercado Livre está indo contra seus concorrentes e, apesar do cenário econômico do Brasil ser negativo, a empresa anunciou que fará investimentos bilionários no país voltados para o setor logístico e Mercado Pago
O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de comércio eletrônico da América Latina, anunciou que planeja expandir os seus investimentos no Brasil em 70% apenas este ano. Esse aumento é o equivalente a R$ 17 bilhões, e representa uma estratégia de fortalecimento e crescimento dos negócios da empresa no país, de acordo com o que foi informado na última terça-feira (22) em um comunicado divulgado pela empresa. Grande parte desses investimentos serão destinados ao Mercado Pago, uma fintech do grupo que disponibiliza serviços de pagamento, transferências e recargas de celular. Esse segmento já responde por mais de um terço do faturamento do Mercado Livre no país.
Mercado Livre construirá 4 centros de distribuição em São Paulo
A empresa também deve aplicar uma boa parte dos novos investimentos na expansão de sua capacidade logística. Com isso, 4 novos Centro de Distribuição serão desenvolvidos no estado de São Paulo, expandindo a capacidade de distribuição de produtos da empresa em todo o Brasil.
O Mercado Livre está contrariando a tendência de seus concorrentes, que enxergam a situação econômica no Brasil e na América Latina com uma certa desconfiança. A gigante do comércio eletrônico está ampliando sua atuação no país, focando cada vez mais nos serviços financeiros.
- Rio de Janeiro terá ‘megacidade’ no entorno do Aeroporto do Galeão! Conheça o audacioso projeto de aerotrópole que promete transformar a região em um polo global de desenvolvimento
- Lei obriga que deputados adotem escala 6×1 para eles! Hoje, parlamentares trabalham DUAS vezes na semana
- Rodovia (BR) tem prejuízo milionário e concessionária encontra uma maneira de amenizar a crise: aumentar o pedágio em MAIS de 100% no pedágio
- Argentina cria cédula gigante de 20 mil pesos: símbolo de uma economia em crise ou solução para o caos inflacionário?
No último ano, seus investimentos na filial brasileira foram o equivalente ao mesmo valor gasto nos quatro anos anteriores. No último mês, a empresa anunciou investimentos grandes também no México, ultrapassando 1,4 bilhão de dólares. Esse montante também será voltado para a ampliação de capacidade logística, tendo em vista que o país foi responsável pelo maior lucro líquido no Mercado Livre na região no quarto trimestre.
Novos investimentos e novas vagas de emprego
A expansão de investimentos impacta diretamente na geração de novas vagas de emprego. Apenas no último ano, o Mercado Livre realizou mais de 16 mil contratações em todo o continente, onde 7 mil dessas foram no Brasil.
A expectativa é que esse ano siga pelo mesmo caminho. Em fevereiro, a empresa anunciou a abertura de mais de 750 vagas de emprego, principalmente com foco na área de tecnologia e inovação.
O Mercado Livre foi fundado na Argentina em 1999, começando a atuar no Brasil no mesmo ano. O grupo cresceu nas décadas posteriores e diversificou seus negócios, apesar de o comércio eletrônico ser seu maior forte. O Mercado Pago por exemplo foi criado há 18 anos, em 2003, para ser utilizado nos pagamentos dentro da plataforma, e atualmente disponibiliza serviços financeiros fora da plataforma e até mesmo uma maquininha de cartão.
Mercado Livre é o preferido dos consumidores e investidores no Brasil
Após a temporada do e-commerce, analistas do setor se debruçaram sobre as tendências para o consumo do Brasil e quais empresas estão conseguindo ganhar destaque. O Bradesco BBI e o Credit Suisse apontaram em análises com diferenças ópticas que uma empresa de capital aberto está chamando mais atenção do que as outras. Essa empresa é o Mercado Livre, que pontuou bem em diversas métricas, com a pesquisa sugerindo que ela é uma das principais plataformas de comércio eletrônico do país.
De acordo com os analistas, a empresa conta com a maior base de compradores, a menor sobreposição de clientes com a Shopee, o segundo maior Net Promoter Score (NPS), uma métrica que mede a satisfação de seus clientes, ficando atrás apenas da Amazon, e diversos outros destaques.