Mercado interno surpreende e energia solar ultrapassa 7 GW de potência instalada

Roberta Souza
por
-
25-11-2020 11:53:56
em Energia Renovável
Energia, energia solar Usinas solares

Uma das fontes de energia renovável que mais cresce no Brasil, energia solar ultrapassa 7 GW de potência instalada, segundo Absolar

A Associação Brasileira de Energia Solar – Absolar, mostrou que a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica ultrapassa 7 gigawatts, valor impulsionado principalmente pela geração de energia distribuída em residências, empresas, áreas rurais e indústrias. Do total da fonte renovável no Brasil, 76% é representado pelos setores de comércio e serviços.

Confira ainda outras notícias do dia:

O setor ainda conta com 13,2% vindo de consumidores rurais, seguidos de indústrias com 8,9%, os poderes públicos com 1,2% e vindo por último a iluminação pública, com 0,02%. Já em número de sistemas instalados, os usuários residenciais ocupam o primeiro lugar na geração distribuída de energia, respondendo por 72,8% do total.

O setor de energia solar vem crescendo a cada ano no Brasil, com os projetos nos leilões, o setor tem um investimento desde 2012 de R$ 35 bilhões.

A Absolar em nota diz que “Em 2019, a fonte foi a mais competitiva entre as fontes renováveis nos dois Leilões de Energia Nova, A-4 e A-6, com preços-médios abaixo dos US$ 21,00/MWh”.

O segmento é a sétima maior fonte de energia no país, sendo presente nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, nos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e no Tocantins.

Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, afirmou em um comunicado que “A energia solar fotovoltaica reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País”.

Energia solar:

A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água.

Os coletores de heliotérmica são equipamentos que captam a radiação solar e a convertem em calor, transferindo este calor para um fluido (ar, água, ou óleo, em geral). Os coletores possuem uma superfície refletora, que direciona a radiação direta a um foco, onde está localizado um receptor. Uma vez tendo absorvido o calor, o fluido escoa pelo receptor.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos