Auditoria destaca empresas, incluindo o setor industrial, comprometidas com a sustentabilidade

Paulo Nogueira
por
-
25-11-2020 09:50:16
em Indústria e Construção Civil
Sustentabilidade Setor Industria GEMU

Sustentabilidade e o setor industrial de mãos dadas? Empresas como GEMÜ implementam melhorias nas áreas ambiental, trabalhista, de direitos humanos, ética e compras sustentáveis.

A Together for Sustainability (TFS), uma iniciativa conjunta de empresas químicas, promove desde 2011 um programa de avaliação das práticas de sustentabilidade dentro da cadeias global de fornecimento. A ideia é criar padronização e sinergia para otimizar recursos dessas empresas, principalmente do setor industrial e fazer cada vez mais, através de avaliação e auditoria unificada.

Leia também

Ao receber a medalha de bronze do Ecovadis – órgão que faz a avaliação dessas práticas sustentáveis entre fornecedores do grupo TFS –, a GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle fica entre as empresas mais bem avaliadas no segmento industrial. O resultado indica práticas consistentes nos quatro pilares da responsabilidade social empresarial: meio ambiente, práticas trabalhistas e direitos humanos, ética e compras sustentáveis.

“Anteriormente, cada empresa da indústria química fazia sua própria avaliação e auditoria. Agora, existe padronização e estímulo para melhorar cada vez mais”, explica o supervisor de Qualidade da GEMÜ, Fabio Kuriyama. Diferentes áreas da empresa se envolveram para garantir melhorias nas práticas relacionadas aos quatro pilares.

Os benefícios da sustentabilidade são tanto internos quanto externos, o que passa pela redução no consumo de água, melhor destinação dos resíduos, maior compliance ambiental e empresarial, atualização das práticas trabalhistas e de direitos humanos e o estudo sobre uso de energias alternativas, entre outras melhorias.

Sobre a GEMÜ – A filial da multinacional alemã criada por Fritz Müller na década de 1960 disponibiliza ao mercado brasileiro válvulas de extrema eficiência e qualidade. A planta situada em São José dos Pinhais (PR), que conta com 100 colaboradores e completa 40 anos em 2021, produz válvulas e acessórios para o tratamento de água e efluentes em indústrias de todas as áreas, como siderurgia, fertilizantes e setor automobilístico, bem como para integrar sistemas de geração de energia. Na área de PFB (farmacêutica, alimentícia e biotecnologia), a GEMÜ é líder mundial e vende para toda a América Latina produtos de alta precisão, com atendimento local, além de consultoria com profissionais capazes de orientar na escolha da melhor solução em válvulas para cada aplicação. Mais informações: https://www.gemu-group.com/pt_BR/

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.
fwefwefwefwefwe