Mercado de Gerenciamento de Resíduos de Fluidos de Perfuração na América Latina, liderado pelo Brasil, deverá atingir US $ 945,3 milhões em 2020

gerenciamento de resíduos de fluidos de perfuração brasil petróleo economia
 

Países da América Latina como Argentina, Venezuela e Brasil, são agraciados com algumas das maiores reservas de petróleo do mundo e alavancando o gerenciamento de resíduos

Com o setor de petróleo e gás sendo impulsionado na America Latina, principalmente na Argentina, Brasil e Colômbia, o mercado de gerenciamento de resíduos de fluidos de perfuração também deverá alcançar ótimos resultados e ampliar esta modalidade de serviços nestas regiões.
A maior parte do investimento foi alocada para atividades de exploração e produção, principalmente em reservas profundas e ultraprofundas do Brasil. O aumento das atividades de exploração e produção levaria a atividades de perfuração aceleradas nos próximos dois anos.

Estima-se que isso, por sua vez, impulsione a demanda por lama de perfuração, o que, em última análise, levantaria preocupações com relação a seu manuseio, tratamento e descarte. Assim, o aumento das atividades de perfuração é esperado para reforçar a demanda por serviços de gerenciamento de resíduos de fluidos de perfuração. Regulamentos ambientais rigorosos proíbem o descarte de resíduos de fluidos de perfuração antes do tratamento.

Como resultado, as políticas ambientais levaram simultaneamente ao crescimento do mercado de gerenciamento de resíduos de fluidos de perfuração nos últimos anos. Após o tratamento, os resíduos gerados são necessários para cumprir os níveis permitidos de conteúdo tóxico nos fluidos. Esses limites permitidos são determinados pelas autoridades reguladoras nos respectivos países.

As áreas de pré-sal do Brasil e a formação de xisto de Vaca Muerta na Argentina são consideradas as opções mais lucrativas para os provedores de serviços de gerenciamento de resíduos de fluidos de perfuração.

Um investimento significativo do governo do Brasil para o desenvolvimento de reservas de petróleo e gás provavelmente estimulará o crescimento de empresas de gerenciamento de resíduos de fluidos de perfuração na região. Devido às novas descobertas de petróleo e gás offshore e onshore, a Colômbia, o Brasil e a Argentina testemunharam um crescimento significativo no mercado de gerenciamento de resíduos de fluidos de perfuração nos últimos anos.

A eliminação de resíduos de fluidos de perfuração diretamente na água do mar ou na terra afetou a flora e a fauna. Isso, por sua vez, gerou preocupações em vários órgãos ambientais e governamentais na América Latina, obrigando-os a implementar medidas eficazes para reduzir o descarte direto de toxinas. Regulamentos rigorosos promulgados por organizações governamentais aceleraram ainda mais o crescimento das empresas de gerenciamento de resíduos de perfuração na região.

As atividades de perfuração em regiões offshore são focadas principalmente em áreas de águas profundas e ultraprofundas, com condições ambientais adversas. Estas condições podem levar a um atraso na conclusão das atividades de perfuração. Isso afeta diretamente o custo do projeto.

Além dos desafios mencionados acima, as empresas de gestão de resíduos precisam garantir que suas operações estejam em conformidade com os regulamentos ambientais e tenham uma boa relação custo-benefício. A falta de infraestrutura de petróleo e gás na América Latina, juntamente com um aumento nas atividades offshore, agravam ainda mais os problemas já existentes.

Empresas lideres de mercado

O mercado de gerenciamento de resíduos de fluidos de perfuração na América Latina é consolidado. A Baker Hughes Incorporated, a Schlumberger Limited, a Weatherford International Limited e a Halliburton Company são alguns dos principais participantes do mercado de gerenciamento de resíduos de fluidos de perfuração na América Latina

Estas empresas prestam serviços de gerenciamento de resíduos de fluidos de perfuração há vários anos e representam a maior parte do mercado. A imagem de marca desempenha um papel importante na aquisição de contratos para o gerenciamento de resíduos de perfuração. Essas empresas fornecem soluções completas, desde manuseio de resíduos até descarte de resíduos, até empresas de exploração e produção.



Baixem também o aplicativo  Empregos e Noticiais CPG para Android na Playstore clicando aqui. Nele postamos informações e oportunidades exclusivas todos os dias.

Gostaria de compartilhar uma foto conosco da sua área de trabalho, vagas de empregos ( com as fontes), sugestões de pautas ou alguma outra informação importante do ramo de energia e empregabilidade? Entre em contato com a gente no Messenger aqui.

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.