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Mercado apresenta forte crescimento do metanol como combustível principal no transporte marítimo

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 08/08/2023 às 00:50
Mais de 200 navios foram impulsionados pelo uso do metanol como o principal combustível. Esse produto tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de transporte marítimo internacional.
Foto: Maersk

Mais de 200 navios foram impulsionados pelo uso do metanol como o principal combustível. Esse produto tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de transporte marítimo internacional.

Mesmo com a estabilidade no uso de gás natural em navios do mundo inteiro, o metanol se posiciona nesta terça-feira, (08/08), como um grande concorrente na corrida pelos combustíveis alternativos. Conforme o banco de dados Alternative Fuel Insights (AFI) da DNV, houve a adição de 48 navios movido ao combustível no mês de julho no mercado de transporte marítimo. Assim, mais de 200 navios já foram beneficiados com o uso do produto em suas operações.

DNV aponta novos rumos para o mercado de transporte marítimo com o metanol

O mês de julho se destacou no mercado de transporte marítimo com um marco notável, à medida que 48 navios, incluindo retrofits, adotaram o metanol como combustível, segundo dados do AFI.

Isso aumentou a contagem total de navios movidos a metanol para além da marca de 200 embarcações.

Esse progresso notável não apenas solidifica o papel do metanol no setor, mas também demonstra uma mudança crescente em direção a alternativas de combustíveis mais limpos e sustentáveis.

Atualmente, o metanol tem emergido como a estrela do show no campo dos combustíveis alternativos, especialmente no transporte marítimo de contêineres.

A Evergreen, por exemplo, lidera com 24 novas construções movidas a metanol, e a Hapag-Lloyd AG segue a tendência com retrofits notáveis.

O setor de transporte marítimo está demonstrando uma notável agilidade na adoção dessa solução de combustível mais ecológica.

Além disso, no início de julho, a MAN Energy Solutions estabeleceu uma parceria com a Seaspan Corporation e a Hapag-Lloyd para converter embarcações alimentadas por óleo combustível em sistemas de motores ME-LGIM bicombustíveis capazes de operar com metanol verde.

Esse acordo inovador traz à tona o potencial de redução significativa de emissões de CO2, com cada conversão projetada para contribuir com uma redução de até 70.000 toneladas por ano.

Dessa forma, as vantagens do uso do metanol como combustível alternativo nas operações de transporte marítimo se tornam cada vez mais evidentes no mercado global.

Veja: Navio movido a metanol inicia sua rota pelo Brasil

Fonte: Correio do Litoral

Uso do metanol no transporte marítimo chega a novos setores do mercado

No cenário atual, a ascensão do metanol como combustível marítimo se torna cada vez mais relevante em diversos segmentos do transporte.

Enquanto o setor de navios-tanque já possui uma rica experiência na utilização de metanol como combustível, a indústria de transporte de contêineres está dando seus primeiros passos nesse campo.

Recentemente, a Maersk realizou a primeira entrega e abastecimento de um navio alimentador movido a metanol, marcando um momento crucial na aprendizagem sobre os procedimentos de manuseio e abastecimento para embarcações de contêineres movidas a metanol.

A experiência acumulada na indústria de navios-tanque também está oferecendo insights valiosos no mercado.

Ao longo dos anos, 23 navios-tanque de combustível duplo com metanol estão em operação, fornecendo uma base sólida de conhecimento que pode ser aplicada à evolução do transporte de contêineres.

Em 2015, surgiu um marco pioneiro no mundo marítimo com a transformação da balsa Stena Germanica. Localizada no Estaleiro Remontowa, na Polônia, essa embarcação se tornou a primeira a operar utilizando metanol como combustível.

Agora, essa é uma alternativa cada vez mais aceita por empresas de transporte marítimo em todo o mercado.

O crescimento constante da utilização de metanol como combustível marítimo representa um marco na busca por alternativas mais limpas e sustentáveis no transporte.

Assim, a crescente contagem de navios movidos a metanol, os retrofits estratégicos e a transferência de conhecimento de setores próximos indicam uma direção promissora para o futuro do transporte marítimo.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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