Menu
Início Mais de 400 vagas para cursos técnicos gratuitos são ofertadas pela Firjan SENAI com certificação garantida 

Mais de 400 vagas para cursos técnicos gratuitos são ofertadas pela Firjan SENAI com certificação garantida 

18 de janeiro de 2024 às 11:52
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Mais 400 vagas para cursos técnicos gratuitos são oferecidas pela Firjan SENAI com certificação garantida 
Foto: firjan/Senai

O Firjan Senai consolida parceria com a prefeitura de São Gonçalo e prepara-se para disponibilizar mais de 400 vagas em cursos técnicos gratuitos em diversas escolas do município.

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de São Gonçalo renovou sua parceria com a Firjan/Senai para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos. A iniciativa disponibiliza 400 novas vagas em cursos técnicos gratuitos, além de expandir os locais de ensino para incluir agora dez escolas da rede municipal. As aulas estão previstas para começar em julho, oferecendo opções nos turnos da manhã, tarde e noite.

Requisitos exigidos para se inscrever nos cursos gratuitos Firjan Senai

Os cursos técnicos gratuitos têm como pré-requisito a idade mínima de 18 anos, como diferentes graus de escolaridade. Os cursos gratuitos têm como foco a população de baixa renda, para que seja possível desenvolver a qualificação profissional e conseguir o ingresso no mercado de trabalho.

Artigos recomendados

Para 2024 estão previstos cursos de eletricista predial, assistente de operações em logística, assistente administrativo, caldeireiro, costureiro industrial do vestuário, mecânico de manutenção, modelista-modelagem manual, operador de máquinas operatrizes, soldador de aço carbono eletrodo revestido 6G, entre outros.

A partir da parceria firmada em 2023 foram abertas turmas dentro da estrutura da Firjan Senai e em escolas públicas da rede municipal de ensino. Este modelo será seguido nesta oferta de vagas em cursos técnicos gratuitos.

Entre as escolas que receberão os cursos gratuitos estão: 

  • Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Vermelho;
  • Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, no Laranjal;
  • Escola Municipal Célia Pereira da Rosa, em Santa Izabel;
  • Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves;
  • Escola Municipal João Cabral de Melo Neto;
  • Escola Municipal Prefeito Nicanor Pereira Nunes, no Jardim Catarina;
  • Escola Municipal Professora Aída Vieira de Souza;
  • Escola Municipal Professor Paulo Roberto Azeredo, no Pacheco;
  • Escola Municipal Leda Vargas Giannerini, em Tribobó;
  • Escola Municipal Anísio Espínola Teixeira, em Santa Luzia.

Prefeitura se pronuncia sobre parceria com Firjan Senai

O termo foi assinado pelo Prefeito Capitão Nelson na tarde desta segunda-feira(15), durante reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu e os representantes da Firjan Senai; Bruno Aguiar, coordenador de Educação profissional; Anderson Cavalcante, Analista de Relacionamento com o Mercado e Ricardo Pereira, Gerente de Operações do Leste Fluminense.

Segundo o prefeito Capitão Nelson, a prefeitura está cada vez mais empenhada em buscar parcerias para qualificar os moradores da região. Oferecer ensino de qualidade e capacitar a população para que esteja sempre apta a concorrer às melhores vagas de emprego, é uma das suas prioridades.

O novo termo democratiza o acesso aos cursos técnicos gratuitos por meio de dez novos locais, distribuídos por toda a cidade, onde serão realizadas as aulas. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu afirma que foi possível a inclusão das escolas para receberem os cursos. O aluno tinha que sair de Monjolos, Tribobó, Santa Izabel para poder realizar os cursos gratuitos no Centro. 

Mais informações sobre os cursos gratuitos do Firjan Senai

Com a renovação da parceria, que tem a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, chega a 1.200 o número de vagas oferecidas para o município. Em ACT firmado em maio de 2023, foram direcionadas para a cidade outras 800 vagas.

Aqueles que estiverem interessados em mais informações sobre o início das inscrições, cursos e unidades da rede pública que estão incluídas, podem comparecer diretamente na unidade Firjan Senai de São Gonçalo, que está localizada na Rua Dr. Nilo Peçanha, 134 – Centro.

Também é possível ir aos pontos de atendimento da prefeitura, que estão localizados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico na Avenida Presidente Kennedy, 425 – Centro SG – e no SINE Alcântara – R. Dr. Alfredo Backer, 500 – Loja 11 e 12.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x