Maior parque eólico offshore flutuante do mundo é concluído; ventos constantes prometem aumentar eficiência

Fábio Lucas
por
-
31-08-2021 23:10:12
em Energia Renovável
energia - usina nuclear - meio ambiente navio Foto: Cobra

Energia limpa é o futuro. A Escócia concluiu o seu maior parque eólico offshore. Os ventos constantes do mar prometem gerar muita energia

Com metas a serem atingidas para a redução de emissões de carbono, empresas e governos do mundo todo estão investindo em energia limpa como uma forma que menos causa danos ao meio ambiente. Por conta disso, parques eólicos offshore são uma esperança de geração de energia eólica mais barata e constante.  

Maior parque eólico offshore flutuante do mundo 

O maior parque eólico offshore flutuante do mundo acabou de ser concluído na Escócia. Localizado no estando localizado no nordeste da Escócia, o Kincardine Offshore Windfarm tem uma incrível capacidade de geração de 218 GW anualmente, sendo capaz de abastecer um total de 55 mil residências. 

American Bureau of Shipping (ABS) classificou o Kincardine como o maior parque eólico offshore flutuante do mundo. O parque eólico fica em localizações onde a profundidade varia entre 60 e 80 metros. O Parque Offshore Kincardine possui um total de cinco turbinas Vestas de 9,5 MW e uma turbina menor com 2 MW.  

energia meio ambiente escócia energia limpa energia solar energia eólica
Parque eólico offshore na Escócia. Foto: Source: First Subsea

Como funciona os parques eólicos offshore 

Os parques eólicos offshore possuem diversos benefícios se comparados com outras fontes de energia. Inicialmente, eles pegaram emprestado as tecnologias das plataformas de petróleo e gás. Contudo, a tecnologia foi avançando e hoje os parques eólicos offshore já podem usar suas próprias tecnologias, diminuindo o custo de implantação. 

A principal vantagem é que ao colocar essas plataformas mais longe do mar, as turbinas poderão ser alimentadas por ventos mais fortes e mais constantes se comparado aos fixos na terra firme. 

Várias empresas estão desenvolvendo tecnologias no setor de energia offshore. Uma das mais promissoras é o projeto da GE, que tem planos de desenvolver a geração de energia eólica offshore. A empresa possui a turbina de 12 MW para parques eólicos em terra firme, contudo, os trabalhos já acontecem para adaptá-la para ficar flutuando no mar. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe