Maersk fatura seu maior contrato de projeto de todos os tempos com a gigante do petróleo brasileiro; o escopo envolve obras de engenharia, aquisição, construção e instalação do FPSO Mero 2

Flavia Marinho
por
-
22-06-2021 08:32:44
em Petróleo, Óleo e Gás
fpso - Maersk - SBM - petrobras - petróleo - engenharia - produção - offshore

FPSO Mero 2, projetado e construído pela SBM Offshore para a Petrobras, vai produzir 180.000 barris de petróleo dia e será implantado no campo de Mero, no pré-sal, na Bacia de Santos

A Maersk Supply Service anunciou uma grande vitória contratual com a gigante do petróleo brasileiro Petrobras, que envolve um projeto para o Consórcio Libra, referente ao pré-lay do sistema de amarração para a nova instalação de armazenamento e descarga de produção do FPSO Mero 2 (FPSO) no Brasil.

Leia também

O contrato, concedido pelo Consórcio Libra, é o maior contrato de projeto de todos os tempos para o Serviço de Suprimentos da Maersk, abrangendo obras de engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) a serem realizadas em 2021 e 2022.

“Este é um dos maiores projetos do gênero a ser premiado este ano, e estamos muito orgulhosos de tê-lo vencido. Com esse contrato, vamos intensificar significativamente nossas atividades no Brasil e vamos desenvolver ainda mais nosso escritório no Rio de Janeiro. Esperamos trabalhar em estreita colaboração com a Petrobras como operadora líder do Consórcio Libra e melhorar nossas capacidades de soluções no mercado brasileiro”, diz Rafael Thome, diretor executivo do Maersk Supply Service na América Latina.

FPSO Mero 2 foi projetado e construído pela SBM Offshore

O FPSO Mero 2, projetado e construído pela SBM Offshore, foi projetado para produzir 180.000 barris de petróleo por dia. Ele será implantado no campo de Mero, localizado na Bacia de Santos, a aproximadamente 180km da costa do Rio de Janeiro.

O Serviço de Abastecimento da Maersk é contratado pelo Consórcio Libra, composto pela Petrobras (Operadora, com 40%), Shell Brasil (20%), TotalEnergies (20%), CNODC (10%) e CNOOC Limited (10%). O Consórcio também conta com a participação da Pré-Sal Petróleo S.A.(PPSA) como gestora do Contrato de Partilha de Produção.

Escopo de trabalho do serviço de abastecimento da Maersk à Petrobras

O escopo de trabalho do Serviço de Abastecimento da Maersk consiste em pré-colocação de 24 âncoras de torpedo, cada uma pesando 120 toneladas e 23 metros de comprimento, em 2.000 metros de água no Projeto Mero 2. O Serviço de Suprimentos da Maersk será responsável por todas as atividades, desde engenharia, aquisição e execução offshore.

Desde 2017, a Maersk Supply Service expandiu-se para reboque especializado, atracação e instalação de grandes estruturas flutuantes nos mercados de energia eólica e de petróleo e gás offshore.

“Com este contrato, a Maersk Supply Service alcança outro marco fundamental em sua jornada de soluções. Desde 2017, escalamos nossos negócios de soluções e já vencemos e executamos com sucesso projetos materiais na África, América Latina e Europa para grandes empresas de energia. Com mais soluções funcionando em nosso portfólio, o Maersk Supply Service pode aproveitar nosso projeto aprofundado e capacidades marítimas e ter uma base de negócios mais robusta para um crescimento adicional”, diz Oliver Trouvé, Chefe de Soluções Integradas do Maersk Supply Service.

Sobre o Serviço de Suprimentos da Maersk

A Maersk Supply Service é uma fornecedora líder de serviços marítimos e soluções de projetos para setores de energia offshore. Com uma grande frota de embarcações de movimentação de âncoras e de suporte submarino, a empresa é especializada em reboque, atracação e instalação de unidades flutuantes.

A Maersk Supply Service está comprometida em descarbonizar sua frota e se concentra na eficiência energética e na saúde dos oceanos. A empresa está se expandindo para indústrias renováveis, como energia eólica flutuante e limpeza oceânica.

A Maersk Supply Service, como subsidiária da A.P. Møller – Mærsk A/S, emprega cerca de 1100 funcionários offshore e 220 onshore. Com sede em Lyngby, Dinamarca, a empresa tem presença global em Angola, Austrália, Brasil, Canadá, Guiné Equatorial, Gana, México, Noruega, Filipinas e Reino Unido.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe